O governo da nova prefeita de Araruama, Daniela Soares, começa com um grande desafio por conta de desmandos herdados da gestão anterior. A ex-prefeita Daniela de Chiquinho, também conhecida nos bastidores políticos como “laranja” do ex-prefeito condenado por corrupção, Chiquinho do Atacadão, encerrou seu mandato com uma série de inaugurações de fachada no apagar das luzes, em um movimento eleitoreiro marcado pelo estilo megalomaníaco de seu mentor. Mas a maior preocupação agora é a herança maldita deixada em forma de um rombo bilionário nas contas da previdência dos servidores municipais.
Segundo relatório de auditoria obtido com exclusividade pelo Portal Cabo Frio em Foco, o Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Araruama (IBASMA) apresenta um rombo atuarial de R$ 1 bilhão, mais precisamente R$ 1.003.006.626,35., identificado ainda em 16 de Abril de 2024 e sem nenhuma ação da ex-prefeita Lìvia para resolver o problema. O documento, produzido por técnicos de uma auditoria externa, revela que a ausência de um plano de equacionamento contribuiu diretamente para o déficit do regime próprio de previdência dos servidores municipais.
Apesar do “apagão de dados” nos sistemas oficiais, como no Sistema de Análise da Dívida Pública dos Municipios, devido à falta de prestação de contas da ex-prefeita Lívia, a auditoria externa revela que o custo previdenciário anual se manteve em 36,88% – sendo 22,88% de responsabilidade do município e 14% descontados dos servidores –, além de uma taxa administrativa de 2,40%. Mesmo diante desse cenário alarmante, nenhuma medida concreta de correção foi adotada pela antiga gestão.
Segundo o apurado pela Redação do Portal Cabo Frio em Foco, a nova prefeita Daniela Soares, dentro dos levantamentos e auditorias que mandou fazer, está apurando a situação do IBASMA com análise detalhada dos recolhimentos previdenciários, dos descontos nos contracheques dos servidores e dos repasses patronais que deveriam ser feitos pela prefeitura.

Em meio ao problema herdado de Lìvia de Chiquinho, até mesmo reajustes salariais estão sendo reavaliados pela equipe da prefeita Daniela Soares para garantir o pagamento em dia da folha dos servidores, bem como a preservação dos direitos e garantias dos trabalhadores, como já tem feito, inclusive com o anúncio de vale alimentação e gratificação para os professores.
Leia abaixo, um trecho do Relatório.