Sábado, Maio 10, 2025
InícioRegião dos LagosSão Pedro da Aldeia é pioneira na região com curso avançado de...

São Pedro da Aldeia é pioneira na região com curso avançado de Primeiros Socorros para profissionais da Odontologia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu um importante passo na qualificação dos seus profissionais de saúde. Na quinta-feira (08/05), o município se tornou o primeiro da Região dos Lagos a oferecer um curso avançado de Primeiros Socorros voltado especificamente para a área da Odontologia.

A iniciativa inédita foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). O curso gratuito aconteceu no Centro de Formação Continuada da Secretaria de Educação (CEFOR) e contou com a participação dos profissionais da rede municipal de saúde bucal.

A atividade foi ministrada pelo enfermeiro e professor universitário Antônio Barreto, com ampla experiência e formação em diversas áreas da saúde humana. Durante o encontro, os profissionais da rede municipal de Odontologia tiveram acesso a técnicas e manobras de emergência essenciais para o atendimento imediato em situações críticas.

A diretora de Vigilância em Saúde, Tatiana Leal, destacou a relevância da iniciativa. “Hoje foi um dia de muito aprendizado. Capacitações como essa são fundamentais para garantir que nossos profissionais estejam preparados para agir diante de emergências. A Secretaria de Saúde tem esse compromisso com a formação contínua da equipe”, afirmou.

O enfermeiro Antônio Barreto, que ministra o curso em diversas partes do país, elogiou a iniciativa do município. “Quero parabenizar São Pedro da Aldeia por ser a primeira cidade da Região dos Lagos a receber essa capacitação. Foi um dia muito produtivo, onde os profissionais puderam aprender práticas essenciais para salvar vidas. Essa é a minha forma de contribuir com meus colegas da área da saúde, que precisam estar preparados para agir em qualquer lugar, seja no consultório odontológico, em uma unidade de saúde, ou até mesmo na rua, em casos de quedas, engasgos ou acidentes,” declarou.

Fale Conosco