Objetivo da ação é garantir a sustentabilidade dos espaços protegidos, respeitando seus diversos usos e atendendo às exigências do MPF

As áreas ambientais localizadas no Núcleo Pau-Brasil, que abrange trechos do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil (APA-BR), foram alvo de uma vistoria técnica realizada nesta terça-feira (06), em Cabo Frio. A ação buscou alinhar estratégias para o ordenamento da visitação e dos usos em regiões como a Praia das Conchas, Ilha do Japonês e Boca da Barra/Praia Brava, que estão inseridas nesse núcleo de proteção.
A vistoria atende a uma ação do Ministério Público Federal (MPF), que exige a criação de um plano conjunto entre os órgãos ambientais estaduais e municipais para garantir a sustentabilidade das áreas, conciliando seus diversos usos.
Participaram representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana; assessoras da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (DIRBAPE) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); e a gerência do Parque Estadual da Costa do Sol.
Com foco na conservação ambiental e no uso sustentável dos recursos naturais, os técnicos discutiram as melhores estratégias para o ordenamento das áreas protegidas.
O biólogo Marcos Vargas, representante de Cabo Frio na vistoria, destacou a importância da construção coletiva nesse processo. “Quando unimos conhecimento técnico e diálogo entre as esferas de governo, as decisões ganham mais legitimidade e efetividade, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais. É um passo importante para que as decisões sejam mais justas, técnicas e eficazes”, afirmou.