Sábado, Maio 10, 2025
InícioRegião dos LagosVistoria técnica alinha estratégias para ordenamento de áreas ambientais em Cabo Frio

Vistoria técnica alinha estratégias para ordenamento de áreas ambientais em Cabo Frio

Objetivo da ação é garantir a sustentabilidade dos espaços protegidos, respeitando seus diversos usos e atendendo às exigências do MPF

As áreas ambientais localizadas no Núcleo Pau-Brasil, que abrange trechos do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil (APA-BR), foram alvo de uma vistoria técnica realizada nesta terça-feira (06), em Cabo Frio. A ação buscou alinhar estratégias para o ordenamento da visitação e dos usos em regiões como a Praia das Conchas, Ilha do Japonês e Boca da Barra/Praia Brava, que estão inseridas nesse núcleo de proteção.

A vistoria atende a uma ação do Ministério Público Federal (MPF), que exige a criação de um plano conjunto entre os órgãos ambientais estaduais e municipais para garantir a sustentabilidade das áreas, conciliando seus diversos usos.

Participaram representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana; assessoras da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (DIRBAPE) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); e a gerência do Parque Estadual da Costa do Sol.

Com foco na conservação ambiental e no uso sustentável dos recursos naturais, os técnicos discutiram as melhores estratégias para o ordenamento das áreas protegidas.

O biólogo Marcos Vargas, representante de Cabo Frio na vistoria, destacou a importância da construção coletiva nesse processo. “Quando unimos conhecimento técnico e diálogo entre as esferas de governo, as decisões ganham mais legitimidade e efetividade, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais. É um passo importante para que as decisões sejam mais justas, técnicas e eficazes”, afirmou.

Fale Conosco