Sábado, Maio 10, 2025
InícioRegião dos LagosSão Pedro da Aldeia participa do II Seminário Estadual de Atenção às...

São Pedro da Aldeia participa do II Seminário Estadual de Atenção às Doenças Raras

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no II Seminário Estadual de Atenção às Doenças Raras, promovido pela Coordenação de Doenças Raras da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ). O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater avanços, desafios e políticas públicas voltadas ao cuidado das pessoas com doenças raras. A diretora do Centro Municipal de Reabilitação e Habilitação, Fernanda Suzarte e a coordenadora Generalista e coordenadora da Saúde do Homem, Fernanda Rocha Feio de Carvalho, representaram a Secretaria de Saúde aldeense.

A programação, que promoveu painéis diversos e apresentações, contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, do subsecretário de Atenção à Saúde, Caio Souza, e da coordenadora estadual de Doenças Raras, Cristina Penna, entre outras autoridades da saúde pública.

Um dos momentos de destaque do evento foi a palestra da presidente da Associação Nacional de Osteogênese Imperfeita (ANOI), Fátima Benincaza, com o tema “Ser mãe atípica: desafios, conquistas e amor incondicional”. A apresentação deu ênfase a um olhar sensível e humano sobre as vivências das famílias afetadas por doenças raras.

A diretora Fernanda Suzarte destacou a importância do evento para o município. “Estar presente em um evento como esse reforça o nosso compromisso com uma saúde mais inclusiva, sensível às particularidades dos pacientes com doenças raras. Levamos de volta para São Pedro da Aldeia muitos aprendizados, além do estreitamento com o estado e as superintendências e, principalmente, a motivação para seguir aprimorando o acolhimento e o cuidado na nossa rede”, afirmou.

Com uma programação técnica e inspiradora, o seminário reforçou o papel das esferas municipais no fortalecimento da rede de atenção às doenças raras e promoveu a integração entre gestores, profissionais e entidades da sociedade civil que lutam por mais visibilidade e direitos para essa população.

Fale Conosco