A apuração segue se há relação entre o funcionamento da ETE e a alteração observada na água da lagoa

A Prefeitura de Cabo Frio realizou, na terça-feira (29), uma vistoria técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia de Siqueira, operada pela concessionária Prolagos. A ação foi desencadeada pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima após o aparecimento de uma mancha esbranquiçada na Lagoa de Araruama, que chamou a atenção de moradores e frequentadores da região.
A mancha foi observada em diferentes pontos da lagoa no dia 15 de abril, chegando a adentrar o Canal do Itajuru. Embora o fenômeno tenha deixado de ser visível a olho nu após alguns dias, técnicos alertam que sua dissipação superficial não elimina a possibilidade de resíduos ainda estarem presentes na coluna d’água e nos sedimentos das margens.
Durante a vistoria, foram coletadas informações técnicas e observadas as condições operacionais da unidade. A equipe da secretaria segue apurando se há relação entre o funcionamento da ETE e a alteração observada na água da lagoa.
“A hipótese é que o fenômeno possa estar associado a falhas no tratamento de efluentes, descarte irregular de substâncias químicas ou ainda a processos biogeoquímicos naturais intensificados por ações humanas”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
Mais detalhes sobre os resultados da fiscalização e as medidas adotadas serão divulgados após a conclusão dos laudos e análises técnicas a serem apresentados pela concessionária.