A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia realizou uma programação especial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antônio Paulino de Souza, localizado no bairro Morro do Milagre. A iniciativa fez alusão ao mês de conscientização sobre o autismo. O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (14/04), contou com a participação de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e convidados que atuam na área da saúde mental e inclusão.
A coordenadora do CRAS, Patrícia Monteiro, destacou o papel do equipamento no acolhimento à população. “O CRAS Antônio Paulino de Souza oferece apoio para a população em situação de vulnerabilidade social, auxiliando famílias ou pessoas individualmente, sendo a porta de entrada para os serviços de assistência. Para as pessoas com transtorno do espectro autista, por exemplo, é oferecido o serviço de solicitação de carteira municipal de identificação para pessoas com TEA”, destacou.

Para a programação, foram convidados a coordenadora e a terapeuta ocupacional do CAPS, Jaqueline Paula de Souza Fernandes e Márcia Schwartz, respectivamente, além do palestrante com formação em Psicologia Inclusiva, João Vítor.
“A conscientização sobre o autismo é essencial para combater a desinformação e o preconceito. A sociedade tem papel fundamental na inclusão e no respeito às pessoas com TEA”, comentou João Vítor.