O objetivo seria qualificar servidores públicos das áreas de segurança, saúde, educação e assistência social para atuarem diretamente em serviços assistidos por cães com diferentes públicos

Três agentes do Grupamento de Operações com Cães da Secretaria de Segurança Pública de Arraial do Cabo e as cadelas Bonnie e Kerobel, mascotes do grupo, começaram no último sábado a participação no Curso de Extensão em Formação e Qualificação Profissional em Serviços Assistidos por Animais com Cães, promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A formação, com duração de oito meses, é desenvolvida pelo GEPAC/UERJ, e tem por objetivo qualificar servidores públicos das áreas de segurança, saúde, educação e assistência social para atuarem diretamente em serviços assistidos por cães com diferentes públicos.
Em Arraial, o trabalho já é realidade. Por meio do projeto TerAUpia, o Grupamento realiza sessões de tratamento assistido por cães na Casa do Autista. Agora, com a formação a expectativa é aprimorar ainda mais as práticas realizadas, garantindo qualidade e continuidade ao atendimento.
“O tratamento assistido com cães é uma abordagem profissional que utiliza a presença e a interação com os animais como parte essencial do processo terapêutico. As ações precisam ser planejadas, contínuas e orientadas por metas bem definidas pelos profissionais de saúde, podendo ser direcionadas para a saúde física e mental” explicou Laura Antunes –
Coordenadora do Grupamento de operações com cães.
