Quinta-feira, Abril 3, 2025
InícioEstado do RioOperação do Governo Cláudio Castro levanta suspeitas de negociata bilionária com banco...

Operação do Governo Cláudio Castro levanta suspeitas de negociata bilionária com banco privado extingo em 1964

A gestão do governador Cláudio Castro (PL) está no centro de uma polêmica que pode representar uma ameaça aos cofres públicos do Estado. O governo reativou um banco privado, considerado extinto há mais de seis décadas, que reivindica um precatório de mais de R$ 1 bilhão a ser pago pelo próprio Estado do Rio de Janeiro.

A instituição, agora denominada BCM Ativos Imobiliários, também disputa a posse de terrenos na Zona Oeste do Rio, área de forte especulação imobiliária e atuação de milícias. Para dirigir seu setor jurídico, a empresa escolheu Mariana Felippe, atual diretora de regularização fundiária no Iterj, órgão do governo estadual. Mariana é casada com o deputado estadual Jorge Felippe Neto (Avante), aliado de Castro.

O processo de reativação do banco envolveu a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que contrariou um parecer da Procuradoria do Estado. Documentos do processo mencionam “grande quantidade de negociações e tratativas políticas” ligadas à empresa.

A polêmica levou o Ministério Público a acionar a Polícia Civil para investigar o caso. A reativação do banco foi anulada por um órgão federal, mas a decisão está suspensa para análise de recurso.

A atuação da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) apontou fraude nos registros de imóveis ligados ao banco e conseguiu liminar para suspender o pagamento do precatório. Os herdeiros que também disputam os bens negam qualquer irregularidade.

A ligação entre a cúpula do governo e a empresa reforça suspeitas de favorecimento e possível desvio de recursos públicos. O governo Castro nega envolvimento irregular e afirma que não há favorecimento à empresa.

O caso segue em investigação, e a possível negociação bilionária pode trazer graves consequências para os cofres do Estado do Rio de Janeiro.

Fale Conosco