Na manhã desta quinta-feira (03/04), a Prefeitura de Casimiro de Abreu , por meio da Fundação Municipal Casimiro de Abreu (FMCA), deu um passo importante para a saúde e sustentabilidade ao assinar um Acordo de Cooperação Técnica com a Fiocruz. A parceria, oficializada no Sítio Agrícola do município, prevê a produção de hortas de plantas medicinais .
O acordo foi assinado pelo prefeito Ramon Gidalte, o presidente da FMCA, Filipe Schueller, e o coordenador nacional das RedesFito, Jefferson dos Santos. “Tenho muita confiança neste projeto, disse Ramon”
Com isso, a Fundação Municipal Casimiro de Abreu (FMCA) cede um espaço no Sítio Agrícola para o cultivo de ervas medicinais que poderão ser utilizadas na produção de chás, xaropes, óleos, sucos, condimentos e pomadas.
Primeiros passos do projeto
Os técnicos da Fiocruz farão um levantamento das plantas já existentes na região e poderão trazer novas espécies para ampliar o cultivo. Em seguida, começa o plantio das ervas medicinais, realizado integralmente pelo pessoal da FMCA.
“Este acordo nos permite receber capacitação da Fiocruz para que com isso resgatemos nossa cultura, beneficiando os produtores, fortalecendo nosso artesanato, entre outras coisas. É um projeto que vai integrar saúde, meio ambiente e agricultura”, destacou Lidiane Lima, coordenadora da FMCA.
Farmácia Viva pode chegar ao município
Uma consequência positiva do projeto é a possibilidade de Casimiro de Abreu receber investimentos do Projeto Farmácia Viva, do Governo Federal . Esse programa promove o cultivo, coleta e produção de fitoterápicos que são distribuídos gratuitamente na Atenção Primária do SUS.