Região dos Lagos pode ser uma das mais afetadas com alagamentos e enxurradas

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, ligado à Defesa Civil, monitora 24 horas por dia as condições climáticas e os níveis de chuva em todo o estado. A equipe, composta por meteorologistas, hidrólogos e geólogos, emite alertas para minimizar riscos à população.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, destacou a importância de seguir as orientações das autoridades. “A prevenção é a melhor defesa. A população deve acompanhar os alertas e compartilhar as informações recebidas para garantir a segurança de todos.”
A chegada de uma frente fria nesta sexta-feira (4) trará chuvas intensas e frequentes para o Estado do Rio, com destaque para a Região dos Lagos. O acumulado de chuva entre sexta e domingo (6) pode variar entre 150 e 250 mm, ultrapassando a média esperada para abril. Há risco de alagamentos e enxurradas, além de ventos fortes de até 80 km/h na sexta e 70 km/h no sábado, podendo causar quedas de árvores e danos estruturais. No litoral, o mar ficará agitado, com ondas de até 3 metros durante o fim de semana.