Encontro em Cabo Frio define candidatura conjunta à presidência do Fest e medidas para impulsionar o setor

Os secretários de Turismo da Costa do Sol se reuniram nesta terça-feira (1º), em Cabo Frio, para discutir ações integradas que fortaleçam o setor na região. Durante o encontro, foi alinhada a criação do Conselho de Secretários de Turismo da Costa do Sol e definida uma candidatura regional à presidência do Fórum Estadual das Secretarias de Turismo (Fest). A representante escolhida para concorrer ao cargo foi a secretária de Turismo de Iguaba Grande, Carla Valle.
Entre os temas debatidos, destacaram-se a padronização das taxas de turismo para ônibus de excursão entre cidades como Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios, além da integração de roteiros turísticos regionais. Também foram discutidas estratégias para fortalecer a atuação no Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur) e articulações para captar novas rotas e voos para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio. O ordenamento, a segurança e a regulamentação das atividades turísticas na Lagoa de Araruama também estiveram na pauta.
União regional para fortalecer o turismo
Anfitrião do encontro, o secretário de Turismo de Cabo Frio, Davi Barcelos, destacou a importância da colaboração entre os municípios para consolidar a Costa do Sol como um destino turístico de referência.
“A Costa do Sol é a maior região turística do interior do Rio de Janeiro, e esse movimento de união entre os municípios é essencial para o desenvolvimento sustentável do setor. Nosso objetivo é estabelecer um consórcio intermunicipal que atenda às demandas regionais e impulsione o turismo de forma estruturada”, afirmou.
O encontro contou com a presença dos secretários de Turismo de Quissamã, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Macaé, Maricá, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Carapebus e do próprio Cabo Frio.



