Iniciativa fortalece recuperação ambiental e promove educação ecológica

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, desempenha um papel essencial na conservação ambiental por meio de sua sementeira. No local, as sementes são cultivadas e, após a germinação, transferidas para o viveiro de mudas permanentes. Essas mudas são utilizadas em ações de reflorestamento e paisagismo em áreas públicas, ajudando a restaurar a vegetação nativa e preservar o ecossistema local.
Entre as espécies cultivadas estão paineira-do-cerrado, tataré (anjo-branco), aroeira, amora e plantas medicinais. Recentemente, mudas foram utilizadas em projetos ambientais na Praia do Forte, Praia do Foguete, Parque Municipal do Dormitório das Garças e no loteamento Terramar, em Tamoios.
“Ter uma sementeira própria é fundamental para Cabo Frio, pois garante a produção de espécies adaptadas à região, essenciais para a recuperação ambiental”, afirma Evelyn Peixoto, coordenadora do parque.
Além de reduzir custos com a compra de mudas, a iniciativa assegura um fornecimento contínuo para projetos ambientais e incentiva a educação ecológica, aproximando a população das ações de preservação. “A sementeira fortalece a autonomia do município na proteção ambiental”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
O público pode conhecer todo o processo de cultivo e plantio de mudas. O parque está aberto à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 15h. O endereço é Estrada do Mico-Leão-Dourado, s/nº – Sede do Mico-Leão-Dourado, Tamoios, Cabo Frio.

