Segunda-feira, Abril 7, 2025
InícioRegião dos LagosVigilância se capacita a atuar em emergências em Saúde Pública de Rio...

Vigilância se capacita a atuar em emergências em Saúde Pública de Rio das Ostras

Representantes da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras participaram de curso promovido pelo Estado esta semana

Nesta semana, dias 27 e 28, representantes da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras participaram da oficina de “Preparação às Emergências de Saúde Pública”. O objetivo da capacitação, direcionada aos municípios da Baixada Litorânea, foi preparar as equipes de Vigilância para identificar situações que acarretam riscos à Saúde Pública, assim como as populações vulneráveis, de forma a implementar ações de prevenção, propiciando capacidade de resposta.

O curso foi promovido pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro e pelo Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde da Baixada Litorânea, em São Pedro D´Aldeia.

AVALIAÇÃO DE RISCOS – A Gestão de Avaliação de Riscos é importante para identificar e compreender o cenário epidemiológico, possibilitando a implementação de ações de redução de riscos, manejo da emergência, recuperação e reconstrução dos setores afetados. Promover a Educação em Saúde e sensibilizar sobre a importância da prevenção é um dever de toda a população.

Com esse conhecimento, as equipes podem avaliar a relevância dos eventos de Saúde Pública, gerando a oportunidade de registro para que as ações sejam planejadas e executadas em tempo oportuno.

“Todos os profissionais precisam entender a importância de realizar a notificação de doenças e agravos, e os gestores devem ser conscientes da importância de integração e intervenção dos órgãos para trabalhar em conjunto em diferentes áreas, como saúde, meio ambiente, assistência social, limpeza urbana etc”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Nirvana Braga.

ARBOVIROSES – Como exemplo de ações para prevenção de emergências de Saúde Pública, Nirvana cita os trabalhos em torno do enfrentamento às arboviroses e do Programa Vigidesastres – Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres em Rio das Ostras.

“A Vigilância em Saúde de Rio das Ostras está discutindo as fragilidades dos planos vigentes para o enfrentamento no combate às arboviroses e o Vigidesastres em queimadas, entre outros, apontando ações e implementando melhorias para que, quando necessário, os planos sejam efetivos e atuantes. Essas mudanças serão apresentadas para aprovação do Conselho Municipal de Saúde”, explica a coordenadora, que participou da qualificação ao lado da diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Giselle Moreira.

ALIMENTOS – Também nesta semana, técnicos da Vigilância Sanitária participaram, no município do Rio de Janeiro, de uma capacitação do Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos e seus desdobramentos, oferecida pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (SUVISA-RJ). O objetivo da Vigilância Sanitária é manter-se atualizada quanto às legislações pertinentes e à qualidade do alimento oferecido à população.

Fale Conosco