A ação, realizada na quinta (27) e sexta-feira (28), contou com a participação de equipes das Secretarias de Turismo e de Segurança Pública, com os grupamentos de Trânsito (Comtrans) e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Municipal, e o Proeis. O objetivo é orientar e fiscalizar veículos e motoristas sem licença para transportar turistas em Arraial do Cabo.
Na manhã desta sexta-feira, os agentes realizaram abordagens no Trevo da Canoa e na Estrada da Rebeche. Já na quinta-feira, a ação ocorreu na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, na altura da Praça do Sindicato. Em ambas as ações, a equipe abordou diversos veículos, como Spin e Doblò, frequentemente utilizados para o transporte de passageiros. Na ação desta sexta-feira, foram abordados 11 veículos, oito dos quais estavam devidamente regulamentados, e três irregulares, sendo recolhidos para o depósito público. Duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por exercício ilegal da profissão de guia de turismo e autuadas.
Segundo o secretário de Turismo, Júnior Chuchu, a fiscalização tem o objetivo de coibir o serviço irregular e orientar as pessoas quanto às normas, incluindo os benefícios da inscrição no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
“Nossa equipe de fiscalização verifica se o motorista tem certificado de Guia Motorista, que é uma classificação de Guia de Turismo que permite que o profissional registre carro próprio, utilizado no dia a dia do trabalho. Já a fiscalização de trânsito verifica se o carro tem permissão para realizar transporte de passageiros e se o condutor é habilitado para exercer tal atividade. No caso de comprovação da irregularidade, o veículo é apreendido e caso seja identificado exercício ilegal da profissão de guia de turismo, o condutor é conduzido a delegacia”, explica o secretário de Turismo.
Empresas e profissionais interessados em regularizar suas atividades turísticas podem contatar a Secretaria de Turismo pelo número (22) 2622-1949 para obter mais informações.




