Os acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio, materiais de salvatagem, manutenção de motores náuticos e características de combustíveis utilizados em embarcações foram os tópicos de maior atenção

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no 1º Seminário de Segurança da Navegação, realizado no município de Cabo Frio. O secretário de Turismo, Rodolfo Jotha, e o secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, participaram do evento realizado na quarta-feira (26/03). O encontro foi organizado pela instituição Cabo Frio Convention & Visitors Bureau e pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB).
O secretário de Turismo, Rodolfo Jotha, ressaltou que o conteúdo apresentado no seminário auxiliará na implantação de ações no município. “Foi um encontro muito produtivo para o Turismo aldeense. As palestras que participamos serão importantes para implantarmos medidas que só beneficiarão a São Pedro da Aldeia no que tange a Lei Municipal de Turismo Náutico, que já está sendo tramitada, e, principalmente, sobre a segurança da navegação, ministrada pelo Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio, Rodrigo Dutra”, disse.

Durante o encontro foram apresentadas diversas palestras acerca do tema segurança da navegação. Assuntos como as consequências de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio, materiais de salvatagem, manutenção de motores náuticos e características de combustíveis utilizados em embarcações foram os tópicos de maior atenção dos palestrantes convidados.

Para o secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, o seminário apresentou diretrizes que servirão como modelo para uma boa estruturação da segurança náutica na Região dos Lagos. “É uma satisfação participar do 1º Seminário de Segurança da Navegação, um evento de grande importância que reuniu autoridades civis e militares, incluindo a Capitania dos Portos, para discutir as melhores práticas e os desafios na segurança das atividades náuticas. Essa troca de experiências e conhecimentos é fundamental para compreendermos as diretrizes que regem a navegação e, a partir disso, podermos colaborar de forma mais efetiva na construção de uma legislação municipal que garanta atividades náuticas mais seguras em nossa cidade. A integração entre os órgãos e a sociedade é essencial para promover a segurança, a ordem e a preservação da vida no ambiente marítimo”, afirmou.