Sábado, Março 29, 2025
InícioRegião dos LagosAgricultores aldeenses recebem certificado do projeto “Quintais Produtivos”

Agricultores aldeenses recebem certificado do projeto “Quintais Produtivos”

Ao todo, 45 participantes foram certificados pela conclusão de curso

Com o objetivo de auxiliar a agricultura familiar e capacitar produtores rurais, o projeto “Quintais Produtivos” concluiu mais uma etapa em São Pedro da Aldeia. Na quarta-feira (26/03), foram entregues 45 certificados às famílias que participaram do curso “Tecnologia Social das 3 fases – Fase 1: Desenvolvimento Humano”. A Prefeitura aldeense é a mediadora do projeto, que é fruto de parceria entre o Sebrae Regional e a Fundação Banco do Brasil. As cerimônias de entrega aconteceram no Assentamento Ademar Moreira, localizado no bairro São Mateus, e no Horto Escola Artesanal, no Balneário. 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, falou sobre o momento. “Muitas vezes a falta de aulas teóricas ocorre devido ao ritmo de trabalho, mas ela é importante na hora de negociar, vender e abrir portas, pois valoriza ainda mais o trabalho dos nossos produtores rurais. Estamos tentando há muito tempo conseguir este treinamento para capacitá-los e estou muito feliz com o resultado”, afirmou. 

Fotos: Renan Freitas

O curso foi ministrado no período de 16 de fevereiro a 26 de março. Cada participante recebeu uma apostila composta por 10 aulas que abordaram temas como “Sustentabilidade: atitudes que transformam” e “Plano de Atitudes Profissionais”. 

A produtora Marileide Ribeiro, do pré-assentamento Emiliano Zapata, celebrou o recebimento do certificado. “Para chegar até aqui foi uma grande dedicação e esforço. A nossa vida é trabalhar na roça mesmo cansada, mas é uma alegria muito grande conquistar isso e ter essa oportunidade única. Então a gente não pode perder, pois é uma evolução, nós vamos evoluir dentro da nossa área profissional”, destacou. 

Fotos: Renan Freitas

A professora do curso e consultora do Sebrae, Fernanda Lira, refletiu sobre o auxílio na construção de sonhos dos produtores rurais. “O curso aqui foi muito gratificante, principalmente porque a educação é uma via de mão dupla. À medida que a gente ensina, a gente aprende. Estar aqui no meio rural, ensinando produtores rurais de agricultura familiar a construírem seus projetos pessoais, a estabelecerem seus sonhos aqui na terra, dando instrumentos para que eles possam qualificar o trabalho, não tem preço. Foi um trabalho brilhante, uma turma que teve uma adesão muito grande e isso trouxe para gente uma satisfação profissional que é indescritível”, declarou. 

O município aldeense é elegível para o projeto por ter produtores que residem em assentamentos e de agricultura familiar. As famílias foram selecionadas a partir dos critérios estabelecidos no edital do programa “Quintais Produtivos” e receberão kits de implementação de galinheiro, pomar e horta, além de assistência técnica para a propriedade rural. 

Fotos: Renan Freitas

Ao todo, 150 famílias, dos três municípios participantes (São Pedro da Aldeia, Saquarema e Cabo Frio), foram selecionadas para a primeira etapa prática do projeto. É importante ressaltar que as famílias que ainda não foram selecionadas poderão participar de capacitações coletivas, cursos e palestras. O projeto “Quintais Produtivos” tem a duração de dois anos. 

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados, a diretora da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Vanilda Teixeira, o analista de negócios do Sebrae Regional, Thiago Alves, a supervisora e engenheira agrônoma da EMATER-RIO, Marília Grasiela, o extensionista rural da EMATER-RIO, Dimas Tadeu, e o vereador Moisés Batista.

Fale Conosco