O projeto “Autocuidado”, em funcionamento desde janeiro, já beneficiou 130 pacientes acamados que recebem atendimento domiciliar no município. Com a distribuição de cartilhas, cuidadores e familiares agora têm acesso a orientações essenciais para o acompanhamento de exercícios terapêuticos em casa.
A fisioterapeuta e coordenadora do Centro Municipal de Reabilitação, Elaine Galhardo, destaca que a iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, garantindo continuidade no tratamento, mesmo com as visitas semanais dos profissionais. “Na cartilha, escolhemos exercícios simples e autossuficientes, que não requerem acompanhamento do fisioterapeuta para executar. Qualquer cuidador ou familiar desse paciente pode ajudá-lo”, acrescenta Elaine.
A cartilha, desenvolvida pela equipe de coordenação do Centro de Fisioterapia, possui exemplos de exercícios através de figuras é entregue aos cuidadores, que podem esclarecer dúvidas com os fisioterapeutas durante a visita. Uma segunda edição está sendo compartilhada com os pacientes na fila de espera para iniciar o tratamento, permitindo que façam exercícios em casa de maneira segura enquanto aguardam a consulta no Centro.
Elaine ressalta que o projeto não só acelera o processo de tratamento, mas também reduz o tempo de espera, proporcionando benefícios significativos aos pacientes e seus cuidadores.
