Atendimentos ocorrem em Tamoios e no Centro nos dias 26 e 27 de março

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Programa de Artesanato do Estado, realiza nesta semana o cadastramento de artesãos interessados na emissão da Carteira Nacional de Artesão. O documento reconhece oficialmente a atividade e garante acesso a benefícios e incentivos para a categoria.
O pré-cadastramento acontece em dois pontos do município: na Sala Chico Tabibuia, no Polo de Cultura em Tamoios, na terça-feira (26), das 10h às 16h, e no Museu e Casa de Cultura José de Dome (Charitas), no Centro, na quarta-feira (27), das 11h às 17h.
Documentação obrigatória
Para realizar o cadastro, os interessados devem apresentar:
- Documento de identidade com foto
- CPF
- Comprovante de residência ou declaração conforme Lei n° 7.115/1983
- Cópia do documento de inscrição no PIS/PASEP (se houver)
- Cópia do comprovante da última contribuição ao INSS (se houver)
- Uma foto 3×4 recente
- Assinatura digital em folha de papel branco, igual à do documento de identificação
- Senha ativa no portal gov.br
Demonstração prática
Além da documentação, os artesãos deverão realizar uma demonstração prática de sua técnica. Para isso, é necessário levar uma peça inacabada para finalização no local, além de produtos concluídos. A curadoria será feita presencialmente para garantir a autenticidade do trabalho.
O cadastramento representa uma oportunidade para os profissionais do setor garantirem reconhecimento oficial e mais oportunidades no mercado cultural e econômico.