Encontro inaugural abordou desafios do retorno às aulas e inclusão escolar

O Comitê Multidisciplinar de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência realizou sua primeira reunião na quarta-feira (19), no auditório da Apae Cabo Frio, no bairro São Cristóvão. O encontro reuniu representantes de diversas secretarias municipais e entidades da sociedade civil ligadas à causa PCD, dando início a um trabalho conjunto para fortalecer políticas inclusivas no município.
Presidida pelo secretário adjunto de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo, André Luiz Ramos, o Gugu, a reunião contou com a presença do coordenador-geral e suplente, Anderson Macleyves, além de integrantes das Secretarias de Saúde; Educação; Governo, Gestão e Inovação; e Melhor Idade. Também participaram representantes da Câmara Municipal, da Apae e da Associação dos Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Cabo Frio e Região dos Lagos (Casa Azul).
A pauta do encontro abordou temas relacionados ao retorno às aulas, como a capacitação de auxiliares de classe e a revisão dos trâmites para emissão de laudos médicos. As sugestões e demandas discutidas serão encaminhadas ao prefeito Dr. Serginho para análise e possíveis implementações.
“Esta câmara tem o poder de resolver questões que, por anos, ficaram travadas dentro do mecanismo público, tornando-se mais eficiente do que qualquer outra organização”, destacou o secretário adjunto PCD, Gugu.
Criado para promover a inclusão e apoiar as famílias de pessoas com deficiência, o Comitê tem papel essencial na construção de políticas públicas que garantam mais acessibilidade e qualidade de vida, especialmente para crianças e jovens em idade escolar.