Sábado, Fevereiro 22, 2025
InícioRegião dos LagosArraial do Cabo capacita profissionais para fortalecer rede de proteção às mulheres

Arraial do Cabo capacita profissionais para fortalecer rede de proteção às mulheres

Treinamento prepara servidores para atendimento humanizado e futura Sala Lilás

A Prefeitura de Arraial do Cabo deu mais um passo no fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Cerca de 100 profissionais das áreas da saúde, desenvolvimento social e segurança pública participaram, nesta terça-feira (11), de uma capacitação voltada para o atendimento humanizado a mulheres em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa segue nesta quarta-feira (12), no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, e também prepara os servidores para atuar na futura Sala Lilás, um espaço que será inaugurado em breve para acolhimento e assistência especializada no município.

O treinamento foi conduzido por Edmilc Maciel e Ludmila Roque, assistentes sociais do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Polo), da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas da Mulher de Cabo Frio. A capacitação enfatiza a importância de um atendimento sigiloso e eficiente, garantindo suporte integral às vítimas.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Valéria Moreira, chefe de Integração de Políticas para Mulheres; Willysson Barboza, advogado do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea; Janaína Ramalho, coordenadora do CREAS; Michelly Cardoso, coordenadora de Enfermagem do Hospital Geral; Maria do Rosário, representando a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Barbara Caetano; além das assistentes sociais de Cabo Frio, Ludmila Roque e Edmilc Maciel, e de Ivanilda Mendes, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente de Arraial do Cabo.

“Queremos garantir que cada vítima receba um atendimento digno, sigiloso e eficiente. Essa capacitação é essencial para que os profissionais estejam preparados para oferecer suporte integral, com humanidade e sensibilidade”, destacou Valéria Moreira.

Durante o treinamento, foram discutidos temas como a importância do acolhimento especializado, a necessidade de um ambiente seguro para as vítimas, a integração entre os profissionais para um suporte mais eficaz e o impacto da violência na saúde física e mental das mulheres.

Fale Conosco