Segunda-feira, Outubro 7, 2024
InícioRadar PolíticoParque Municipal do Mico-Leão-Dourado: Um santuário ecológico em Cabo Frio revitalizado pelo...

Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado: Um santuário ecológico em Cabo Frio revitalizado pelo Instituto Ecovida

Localizado no 2º distrito de Tamoios, em Cabo Frio, o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado é um verdadeiro santuário ecológico. Reconhecido pela sua biodiversidade e importância ambiental, o parque passou recentemente por um processo de revitalização graças a um projeto liderado pelo Instituto Ecovida, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente A iniciativa transformou o local em uma referência de preservação ambiental e educação ecológica.

História e Objetivos de Conservação

Criado oficialmente pelo Decreto Municipal nº 2.401, em 27 de março de 1997, o parque tem como missão principal preservar uma das últimas áreas remanescentes da Mata Atlântica na região. Com ênfase em restinga arbórea e manguezais, o local possui um solo arenoso, relevo plano e clima quente, além de alta umidade relativa do ar, condições que favorecem a diversidade de flora e fauna.

O parque ocupa uma posição estratégica, localizado à margem direita do Rio São João. Além de abrigar ecossistemas únicos, é um refúgio seguro para o mico-leão-dourado, espécie emblemática ameaçada de extinção. Sua proteção envolve ações de fiscalização e monitoramento ambiental, realizadas em conjunto com a Guarda Civil Municipal, a Guarda Municipal Marítima Ambiental e a Unidade de Polícia Ambiental (UPAM).

Revitalização e ações de recuperação

Com o apoio do Instituto Ecovida, o Parque do Mico-Leão-Dourado passou por uma série de melhorias que o reestruturaram e para garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Entre as ações mais significativas, destacam-se o plantio de 58 mil mudas de espécies nativas em áreas degradadas, a criação de um viveiro permanente de 220m² para produção de novas mudas e o cercamento de 19 mil metros lineares para proteção dos espaços restaurados. A entrada do parque também foi revitalizada, com a restauração do pórtico da sede.

Essas intervenções contaram com cerca de R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares para investimentos e tiveram como objetivo não apenas a recuperação das áreas impactadas, mas também a valorização do parque como um espaço de educação ambiental. Para isso, foram implementados programas educativos direcionados aos estudantes das escolas municipais de Cabo Frio, promovendo visitas monitoradas e conscientização sobre a importância da preservação do ecossistema.

Educação Ambiental: Formação de cidadãos conscientes

Uma das principais características do projeto que já foi concluido foi a inclusão de alunos da rede pública e privada do município nas atividades de educação ambiental. Com atividades voltadas à conscientização sobre os impactos ambientais e a importância de práticas sustentáveis, o parque se tornou um centro de aprendizagem ao ar livre. O programa envolveu a visitação ao viveiro, trilhas interpretativas e palestras sobre a biodiversidade local.

Além das atividades voltadas aos estudantes, a comunidade em geral também é convidada a participar de ações de reflorestamento e campanhas de combate a crimes ambientais. A fiscalização do espaço, sob a responsabilidade do municípioo é um ponto-chave na preservação do parque, combatendo desmatamentos, queimadas e ocupações irregulares que ainda ameaçam a integridade da área protegida.

Um Patrimônio natural a ser preservado

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado é mais do que um refúgio para a vida selvagem; é um legado ambiental que deve ser protegido e valorizado por todos. A continuidade das ações de preservação e a conscientização das futuras gerações são fundamentais para garantir que esse santuário ecológico continue a florescer e a encantar visitantes nacionais internacionais que já passaram pela unidade com sua riqueza natural.

Com a revitalização conduzida pelo Instituto Ecovida, o parque se reafirma como um exemplo de como a união entre sociedade civil e governo pode resultar na recuperação de áreas degradadas e no fortalecimento da conservação ambiental.