Iniciativa visa combater fraudes, furtos de energia e aproximar serviços da comunidade; evento inclui sorteio de 15 geladeiras para os participantes.
A Enel Distribuição Rio iniciou nesta terça-feira (20) a mais recente edição do projeto ‘Energia Legal’ em São Pedro da Aldeia. A iniciativa, que se estenderá até sexta-feira (23), tem como principal objetivo o combate às fraudes e furtos de energia, além de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos decorrentes dessas práticas ilegais.

Durante o evento, a Enel oferecerá uma série de serviços voltados à comunidade, incluindo atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais, orientações sobre segurança na rede elétrica e dicas para o consumo consciente de energia. Além disso, serão realizadas trocas de lâmpadas e sorteios para a substituição de geladeiras, sendo que 15 clientes sortudos terão a oportunidade de renovar seus eletrodomésticos.

Desde o fim de 2019, o projeto ‘Energia Legal’ já passou por 28 cidades, incluindo São Pedro da Aldeia, identificando fraudes em 26,1 mil clientes ao longo de 68 edições. Desses casos, 92% ocorreram em residências e 8% em estabelecimentos comerciais. As ligações irregulares, além de serem crimes que podem resultar em pena de um a quatro anos de reclusão, impactam diretamente a qualidade do serviço prestado, causando mais interrupções e dificultando o retorno da energia elétrica.
Segundo a Enel Rio, se o furto de energia fosse eliminado, as tarifas dos consumidores poderiam ser reduzidas em até 5%, o que beneficiaria todos os usuários da concessionária. A expectativa é que o projeto em São Pedro da Aldeia contribua para a diminuição dessas práticas ilícitas e para a promoção de um uso mais consciente e seguro da energia elétrica na região.