Evento acontece na próxima segunda-feira (19), no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo

Na próxima segunda-feira (19), Arraial do Cabo celebra o evento “Encontro com o poeta”, no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, a partir das 19h. A celebração acontece em alusão aos 112 anos de Victorino Carriço e o Dia Municipal da Poesia, comemorados em 29 de julho, e é parte da Semana da Poesia, que acontece de 19 a 23 de agosto.
Poeta e figura ilustre da Região dos Lagos, Victorino Carriço é definido como um poeta simples e lembrado por ter feito de suas obras e versos a alegria de todos que encontrava pelas ruas dos municípios da região. Autor do hino de Arraial do Cabo, o poeta é celebrado todos os anos através do canto do hino municipal e da leitura de suas poesias. Por isso, a solenidade comemorativa deste ano contará com declamações e apresentações inspiradas nas obras do poeta.
A programação será iniciada pelo Coral Infantil da Subsecretaria de Cultura de Arraial do Cabo que, acompanhados de um teclado, apresentarão o hino municipal cabista. Em seguida, o evento traz um monólogo em que o próprio Victorino será interpretado.
A celebração seguirá através da apresentação da peça “O Paiol”, um espetáculo de dança idealizado por Luan Canelas, inspirado na famosa poesia Mar e Amar; e leitura das diversas poesias de Carriço.
Para a matéria “História e poesia: 112 anos de Victorino Carriço na Região dos Lagos”, o neto de Victorino, Junior Carriço, afirmou que a contínua celebração do legado do avô é fundamental para a cultura local da região.
“Meu avô era um homem de coração bom. Um homem de afeto e amor, que se preocupava com as outras pessoas. Ele é celebrado desde que eu me entendo por gente, e é uma figura central na cultura da região. Ele realmente conseguiu falar desta terra e isso sempre teve uma representação muito forte para a população em si. Por isso, celebrar Victorino Carriço na Região dos Lagos é fundamental.”, destacou Junior para a matéria publicada em 29 de julho.
Segundo a escritora do livro “Cabistezas” e amiga pessoal de Carriço, Meri Damaceno, o poeta foi o suprassumo da cultura da Região e faz muita falta.
“Ele era uma pessoa muito querida e respeitada na Região, um poeta de mão cheia e é uma pessoa que faz muita falta. Poeta sempre faz falta, não seria diferente com Carriço. Acho que especialmente pelos hinos que ele compôs, ele é uma figura de extrema importância para a Região.”, afirmou.
Atraso na comemoração do Dia Municipal da Poesia
Segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, a mudança na data da celebração do Dia Municipal da Poesia deste ano aconteceu em função das férias escolares de julho e da importância da participação dos alunos da rede municipal de ensino nas comemorações.
“Como o retorno das aulas aconteceu exatamente no Dia Municipal da Poesia, nós planejamos que as comemorações fossem adiadas para o dia 19 a 23 de agosto.”, explicou Fernando Porto, Subsecretário de Cultura de Arraial do Cabo.