Quarta-feira, Maio 21, 2025
InícioRegião dos LagosMedalha de bronze tripla? Federação romena de ginástica sugere dividir 3º lugar...

Medalha de bronze tripla? Federação romena de ginástica sugere dividir 3º lugar da final do solo em Paris-2024

Sugestão teria sido acordada com federação americana após decisão do CAS que retirou Jordan Chiles do pódio para colocar Ana Barbosu; Sabrina Voinea também ganharia medalha
Ana Barbosu, Jordan Chiles e Sabrina Voinea: protagonistas de polêmica em torno da medalha de bronze na final olímpica do solo
Ana Barbosu, Jordan Chiles e Sabrina Voinea: protagonistas de polêmica em torno da medalha de bronze na final olímpica do solo — Foto: Reprodução

O impasse em torno da medalha de bronze na final olímpica do solo, na ginástica artística, pode terminar com o 3º lugar dividido por três atletas. Esta é a sugestão da Federação de Ginástica da Romênia à Federação Internacional. Com isso, tanto a americana Jordan Chiles quanto as romenas Ana Barbosu e Sabrina Voinea ocupariam o pódio, que ainda tem Rebeca Andrade como campeã e Simone Biles na segunda colocação.

Em comunicado divulgado nesta segunda, a entidade romena explicou que esta divisão foi discutida por seus advogados com a USA Gymnastics, responsável pelo esporte nos Estados Unidos. A federação romena explicou que aceitou algumas exigências dos americanos, mas não explicou quais foram.

“A iniciativa de atribuir medalhas de bronze aos três atletas, Jordan Chiles, Ana-Maria Bărbosu e Sabrina Maneca-Voinea, foi lançada pelos advogados da Federação Romena de Ginástica, com a aprovação prévia da Federação.

A liderança da RFA, através dos representantes convencionais, apresentou todas as diligências necessárias para que este consenso fosse alcançado. Ressaltamos o fato de que houve certos pedidos do lado americano para que este desejo fosse cumprido, pedidos que o nosso lado sempre aceitou, aspecto apreciado pelo representante convencional do lado americano”, diz trecho do comunicado.

Por que romena ganhou o bronze na ginástica?

A divisão visa acabar com o imbróglio em torno de quem seria a dona da medalha de bronze após uma série de equívocos cometidos pelos jurados da final do solo nos Jogos de Paris-2024. Inicialmente, Chiles havia ficado em 3º. Isso só foi possível após pedido de revisão de sua pontuação. Quando a nota aumentada da americana foi anunciada, Barbosu já celebrava o pódio. Ela deixou o ginásio desolada.

A federação romena recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS) em duas frentes. Questionou tanto a revisão da nota de Chiles quanto a punição dada a Voinea, que ao fim da disputa ficou em 5º lugar. Em relação a este segundo caso, argumentam que a ginasta não pisou fora da linha, motivo para ele ter perdido um décimo.

O CAS não suspendeu a punição dada a Voinea. Mas anulou a revisão da nota de Chiles. A justificativa foi de que os americanos entraram com recurso após o prazo.

Desta forma, o bronze retornou para Barbosu. voltou à sua nota original e caiu para o quinto lugar.. Voinea acabou em 4º.

A decisão do CAS caiu como uma bomba para os americanos. A USA Gymnastics prometeu recorrer. Já Chiles anunciou que iria se retirar das redes sociais para cuidar de sua saúde mental. Isso porque, além da frustração, a ginasta sofreu muitos ataques na internet.

Acirrados pela polêmica, torcedores passaram a atacar as três ginastas envolvidas. A federação romena aproveitou para pedir que parem com as agressões. Confira o comunicado na íntegra:

A Federação Romena de Ginástica tomou nota das acusações existentes a nível internacional e deseja esclarecer alguns aspectos extremamente importantes através deste comunicado de imprensa.

A iniciativa de atribuir medalhas de bronze aos três atletas, Jordan Chiles, Ana-Maria Bărbosu e Sabrina Maneca-Voinea, foi lançada pelos advogados da Federação Romena de Ginástica, com a aprovação prévia da Federação.

A liderança da FRG, através dos representantes convencionais, apresentou todas as diligências necessárias para que este consenso fosse alcançado. Ressaltamos o fato de que houve certos pedidos do lado americano para que este desejo fosse cumprido, pedidos que o nosso lado sempre aceitou, aspecto apreciado pelo representante convencional do lado americano.

Ao longo deste período, a FRG contou também com o apoio de Nadia Comăneci, no sentido de chegar a um consenso justo para todos os atletas, em relação às dificuldades técnicas que se revelaram encontradas pela Federação Internacional de Ginástica.

A FRG, juntamente com seus parceiros, sempre buscou que a solução dessa diferença fosse resolvida de forma que transmitisse respeito e gratidão aos atletas envolvidos.

Fale Conosco