Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosMuseu Regional do Sal celebra um ano de aniversário com abertura de...

Museu Regional do Sal celebra um ano de aniversário com abertura de exposições

Espaço agora conta com mais uma exposição permanente relacionado ao uso do sal

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos comemorou o seu primeiro ano de funcionamento, nesta quinta-feira (30/05). Os destaques foram as aberturas das exposições “Museu do Sal: 1 Ano de Arte, Cultura e História” e “Gabriel Joaquim dos Santos e a Casa da Flor: Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”, do Coletivo Bordado Solidário. Estiveram presentes, a secretária de Turismo, Claudia Tinoco, e os secretários de Cultura, Thiago Marques, e de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves. A programação de aniversário continua nesta sexta-feira (31/05), com a Roda de Causos, a partir das 18h, e no sábado (01/06), com a feira Aldeia Criativa, a partir das 17h. 

O museu aldeense já atraiu cerca de 6.700 visitantes e conta com uma sala de vídeo, uma área de exibição de imagens da história universal do sal, uma sala de exposições diversas e o salão principal. Agora, o espaço conta com mais uma exposição permanente com o lançamento de cinco novos temas relacionados ao sal: “O sal e a saúde”, “O sal e a culinária”, “O sal e a indústria”, “O sal e a estética” e “O sal e o turismo”.  Fotos: Renan Freitas

No início da cerimônia, a secretária Claudia Tinoco agradeceu ao público presente. “Temos, aqui, pessoas tão importantes, pessoas relevantes na sociedade, pessoas que amam a arte. Quero agradecer aos meus amigos secretários que são grandes parceiros da Secretaria de Turismo, e a todos vocês, sejam bem-vindos”, afirmou. 

Na oportunidade, foi realizada uma homenagem à secretária municipal de Educação, Sheila Atalla, falecida no último 26 de maio. Com uma longa e significativa trajetória no serviço público municipal e estadual, ela foi reconhecida por sua dedicação e amor à Educação. A secretária adjunta da pasta, Elaine Mendes, realizou um discurso emocionante ao público. 

A segunda homenagem da noite foi para o artista Flávio Rangel. Também escultor e pintor, Flávio é o responsável por três obras expostas no Museu Regional do Sal, a escultura “O Salineiro”, a maquete que mostra os tempos áureos da salina em São Pedro da Aldeia e o tapete de sal, todos ambientados no salão principal do espaço. Bastante emocionado, o artista agradeceu ao público acompanhado da família e amigos, como o artista Lobinho. 

O secretário de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o artista. “Quero agradecer a Claudia por essa sensibilidade em homenageá-lo aqui no Museu do Sal. O Flávio é um artista que poderia estar em qualquer lugar do mundo, vivendo da arte. Ele tem uma sensibilidade impressionante. Todos que olham o trabalho dele ficam impressionados. Ele é um artista que é dedicado à cidade de São Pedro da Aldeia”, comentou.

Outro destaque da noite foi a abertura da exposição “Gabriel Joaquim dos Santos e a Casa da Flor: Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”, do Coletivo Bordado Solidário. A presidente do Coletivo, Rosângela Ribeiro, falou sobre a trajetória que culminou no livro homônimo da exposição. Nas paredes do Museu do Sal, há também obras de artistas da Região dos Lagos e o público pode adquiri-las. Além disso, o livro “Gabriel Joaquim dos Santos e a Casa da Flor: Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”, também está à venda no local. 

A primeira noite de programação de aniversário do Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos foi uma realização da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Cultura. Também estiveram presentes o artista plástico Manoel Plácido, que realizou caricaturas ao vivo, o presidente da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos, Claudio Fouraux, entre outras autoridades e membros da sociedade civil. 

Nesta sexta-feira (31/05), a programação de aniversário do Museu Regional do Sal continua com a Roda de Causos que contará com a participação de Davi Monteiro, Dimas Tadeu, Elias Marinho, José de Alencar Ferreira, Lis Badu, Paulo Jorge dos Santos e Ruy Pinheiro. A conversa começa a partir das 18h.

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Flexeira, e funciona de quinta a domingo, incluindo feriados, das 13h às 19h. É necessário agendamento para visitação em grupo.

Fotos: Renan Freitas

Fotos: Renan Freitas

Fotos: Renan Freitas

Fotos: Renan Freitas

Fotos: Renan Freitas