Sábado, Abril 27, 2024
InícioRadar PolíticoRADAR POLÍTICO | Prefeita Magdala Furtado vai adequar o PCCR da Guarda...

RADAR POLÍTICO | Prefeita Magdala Furtado vai adequar o PCCR da Guarda Municipal de Cabo Frio à lei federal

A Prefeitura de Cabo Frio vai apresentar um Projeto de Lei (PL) à Câmara Municipal para adequação da Guarda Civil à lei federal 13.022, que regula as guardas municipais de todo o país no que se refere ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). O índice será de 70% e vai incidir sobre a Gratificação por Regime Especial de Serviço (Gres). Após o ajuste do PL pela Procuradoria, o documento será enviado para o Legislativo para aprovação. O anúncio da adequação foi feito nesta quarta (20), no auditório municipal, pela prefeita Magdala Furtado, depois de um estudo de viabilidade financeira realizado pela Secretaria de Fazenda. A reunião contou com a presença de diversos agentes, do secretário de Direitos Humanos e Segurança, André Magalhães, e de vereadores, como o coronel Ruy França, Átila Costa e Roberto de Jesus.

Em reunião tensa vereadores cobram a prefeita Magdala Furtado o cumprimento de acordos políticos para a formação de nominatas

A despeito das boas notícias emanadas da gestão da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, nos bastidores do governo, o clima anda tenso em relação a formação de nominatas, incluindo vereadores e lideranças que compõem a base de apoio ao  governo. Durante a tarde desta quarta-feira (20), uma reunião para tratar sobre o tema, pegou fogo literalmente. Segundo um parlamentar presente ao encontro, o cerne da questão foi o fato do vereador Átila Motta ficar de fora da nominata do PV, partido  que terá Roberto Jesus e mais alguns ungidos com as bênçãos da Prefeita Magdala Furtado. Por outro lado, há uma cobrança direta à prefeita Magdala Furtado por sua inércia em relação ao apoio aos partidos da sua base para a formação de grupos e nominatas e o cumprimento de acordos políticos. A chiadeira foi geral e o bate boca tomou conta da reunião e o caso ainda ficou sem solução.

Vereador Davi Souza sai do PDT

Por falar em partidos, o vereador Davi Souza está de saída do PDT. O  jovem político e único mandatário do PDT em Cabo Frio vai deixar a agremiação onde atuou a vida inteira por discordar dos caminhos trilhados por Jânio Mendes no comando do partido. Desde 2022 já se falava nos bastidores que, Davi Souza estava rompido politicamente com  o ex-secretário de Saúde de Cabo Frio e aguardava apenas, a janela partidária, para selar sua decisão de caminhar com as próprias pernas.

Vereador Davi Souza lidera comissão de inspeção no Aeroporto Internacional de Cabo Frio

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Cabo Frio, o vereador Davi Souza (PDT), acompanhado de autoridades municipais e integrantes do “trade turístico” fez uma visita para inspecionar as instalações do Aeroporto Internacional da cidade. No local, o vereador denunciou a precariedade e a falta de manutenção e conservação na infraestrutura voltada para os passageiros e prestadores de serviços que atuam no setor. Foram constatados,  equipamentos enferrujados, paredes com infiltrações, falta de climatização e sinalização inadequada nas áreas de embarque e desembarque do terminal de voos comerciais. Por outro lado, a comissão verificou in locu, que o terminal off-shore com uma realidade diferente, apontado como o setor mais rentável da concessionária que atua no aeroporto, apresentou infraestrutura completamente diferente, com climatização e instalações e excelentes instalações.

Rafael Peçanha vai para o Partido Rede Sustentabilidade para se manter na disputa pela prefeitura de Cabo Frio

Conforme antecipado com exclusividade pela Coluna Radar Político do Portal Cabo Frio em Foco, o pré-candidato a prefeito de Cabo Frio Rafael Peçanha está de saída do Partido dos Trabalhadores. Lutando pelo seu projeto em concorrer ao Poder Executivo de Cabo Frio, no próximo pleito, Peçanha está indo para o Partido Rede Sustentabilidade. A Coluna Radar Político apurou que as tratativas começaram logo quando os cardeais do PT acenaram para Magdala Furtado, e Rafael Peçanha viu o Partido Rede Sustentabilidade como caminho natural no campo progressista. Com um nome de peso na disputa majoritária, a Rede Sustentabilidade e o PSOL tendem atrair pré-candidatos para formação de uma nominata de ideário mais progressista na cidade de Cabo Frio, além de albergar os que não querem nem Magdala Furtado nem Dr. Serginho.

Joice Costa desembarca do Governo de Rafael Aguiar para apoiar Leandro do Bope

Com a definição de cenários e grupos políticos em Búzios, alguns personagens saem das sombras, fazendo movimentos e negócios próprios, como a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa que está desembarcando do Governo do Prefeito Interino Rafael Aguiar. Conhecida como “camaleão” na política buziana, a ex-vereadora e secretária de Alexandre Martins e Rafael Aguiar, Joice Costa é reconhecida pela habilidade em fazer leilão e negócios no jogo eleitoral ao lado do seu fiel escudeiro. Ao que parece, a oferta de Leandro do Bope lhe pareceu mais favorável. Segundo uma fonte ligada ao pré-candidato Leandro do Bope, Joice Costa é vista com muita desconfiança, justamente pelo fato de se camuflar e “jurar” fidelidade aos seus pretendentes”

PSDB e CIDADANIA marcham com Leandro do Bope nas eleições suplementares de Búzios

Por falar na oposição, o  PSDB-CID em Búzios vai marchar com Leandro do Bope nas eleições suplementares de abril. A decisão do PSDB que foi tomada com as bênçãos de Aspásia Camargo foi chancelada pela convenção municipal da federação, presidida por Thomas Weber. Por outro lado, o Cidadania está rachado e alguns dos integrantes do partido vão apoiar Rafael Aguiar, como o próprio presidente da sigla, Maycon Siqueira.

Oposição de Arraial do Cabo se une e tira o sono de Marcelo Magno

Em Arraial do Cabo, a oposição está se unindo para enfrentar a disputa com o atual prefeito Marcelo Magno. Andinho Brito que desfruta de grande popularidade pelo legado deixado no Cabo agora dialoga com Tom Porto para apresentar um projeto alternativo para a população nas eleições de outubro deste ano. Nos bastidores se fala que Andinho é o terror de Marcelo Magno, pois o ex-prefeito goza de prestígio e popularidade perante a população e pelo trade turístico da cidade. A despeito dos eventos de inaugurações cheios de funcionários comissionados e contratados intimados, Marcelo Magno teme Andinho, pois sabe que sua vitória em 2020 foi graças ao carisma e a popularidade do ex-prefeito de Arraial do Cabo. Outra preocupação de Magno, é a debandada de aliados que incluem vereadores, ex-secretários e lideranças em busca de um novo porto seguro na política cabista.

São Pedro da Aldeia participa de 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença no 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Representando o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a diretora da pasta, Giselle Lima, participou do evento, que reuniu gestores de mais de 80 municípios fluminenses. O encontro, que aconteceu na capital, foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) com o objetivo de promover a troca de experiências e a apresentação dos resultados da Lei Paulo Gustavo e dos planos de execução da Política Nacional Aldir Blanc. A diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, falou sobre a presença no encontro. “Participar de um encontro como esse é de suma importância, não só pela troca de experiências e o intercâmbio cultural, mas também porque precisamos nos fortalecer e debater políticas culturais.

Gestão do prefieto Vantoil Martins em Iguaba Grande ganha destaque nacional nas inserções do Partido Cidadania

A gestão do Prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins virou vitrine e foi selecionada como destaque para a Campanha Nacional do Partido Cidadania. Nas inserções do partido, o prefeito Vantoil Martins apresenta ao Brasil, o legado do seu trabalho e a administração que conta com alta aprovação popular com educação, programa de transferência de renda, além de várias políticas públicas que estão virando referência para todo Estado e também para o Brasil. Além de ser apontado como destaque pelos investimentos na área de infraestrutura, a gestão de Vantoil Martins teve suas contas aprovadas de 2022 pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Dr. Serginho anuncia Educação para Jovens e Adultos no bairro Manoel Corrêa em Cabo Frio

Em Cabo Frio, o deputado estadual Dr. Serginho anunicou que a Faetec do bairro Manoel Corrêa vai receber um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). O projeto vai atender as pessoas que por alguma razão, tiveram que intenromper os estudos e por meio do CEJA poderão concluir os Ensinos Fundamental e Médio. Dr Serginho é o autor da indicação do Ceja à secretaria estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional para atender jovens partir de 15 anos e adultos com no mínimo 18 anos.

Cláudio Castro se reúne como o Presidente Lula para tratar da dívida do Estado do Rio de Janeiro

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília nesta quarta-feira (20), o governador Claudio Castro afirmou que busca um caminho de conciliação com o governo federal sobre a renegociação da dívida do estado com a União. Segundo o governador, ele comunicou ao presidente que o governo do estado pretende entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para garantir a renegociação da dívida. O presidente Lula também solicitou ao governador que segure a ação por alguns dias, já que o governo federal se reunirá com governadores de outros estados para debater a questão na próxima semana.

“Ficamos de esperar até o dia 26 para que a gente tente mais uma rodada de negociação e colocar aquilo que o Rio de Janeiro entende como justo. Aí, voltar a conversar. A ação seria uma coisa positiva, não na ideia da briga, mas na ideia da conciliação. Talvez numa seara como o Supremo nós pudéssemos, através de acordo judicial, chegar a consensos que, às vezes, na esfera administrativa não são possíveis”.