Quem aqui se lembra de como era Búzios há três anos atrás? Pois é, né gente. A cidade estava toda esburacada, da Cem Braças ao Mangue, era buraco, esgoto escorrendo nas ruas, cães fuçando lixo e o hospital corria risco de fechar por falta de condições de atendimento e total abandono. Ao mínimo sinal de chuva, as pessoas se desesperam, não havia uma escola sequer que não tivesse problemas estruturais. A população não sabia com qual prefeito reclamar pois a polícia frequentava mais o gabinete do prefeito do que os próprios políticos. Os servidores públicos, concursados ou não, não sabiam se trabalhariam ou não no dia seguinte, pois poderiam ter sido transferidos ou exonerados a cada troca de prefeito. Teve uma vez em que o prefeito foi reconduzido e afastado pela justiça em menos de cinqüenta minutos. Nem deu tempo do chaveiro chegar pra mudar a fechadura.
Pois bem, hoje ainda há muito o que se ajeitar em Búzios. Muitos funcionários reclamam que tiveram o salário reduzido mas abdicam do direito de greve. Seguem trabalhando. Muita gente reclama da obra do centro, mas não diz que o novo modelo acabou com os flanelinhas e com o tráfico de drogas nas ruas escuras onde traficantes escondiam drogas nos telhados das lojas e casas e nos medidores de luz. Reclamam da obra do centro aqueles que não têm filhos ou parentes cadeirantes, se incomodam em caminhar 200m da avenida até sua loja mas pagam uma fortuna nas academias para fazerem esteira por uma hora ou mais.
Búzios é mesmo um ponto fora da curva. Há três anos atrás, moradores das periferias se sentiam excluídos de Búzios. Tinha gente que queria que Cabo Frio assumisse Maria Joaquina e muitos venderam casas e terrenos na Rasa e em Vila Verde para se mudarem para o bairro Jardim Esperança em Cabo Frio. Adivinha onde os filhos estudam e onde eles vão quando precisam de atendimento médico? Pois é, Búzios.
A Raça hoje é cheia de condomínios de alto padrão e está recebendo investimentos recordes. O bairro está quase 100% asfaltado e saneado, escolas reformadas, UBS impecável e agora conta com uma moderna clínica de hemodiálise em parceria com o governo do Estado e a iniciativa privada. Búzios tem ganhado prêmios pela gestão pública e a popularidade do prefeito está em alta com a comunidade. Apesar dos empresários terem trabalhado muito bem e a cidade ter sido campeã em eventos de qualidade e ser a única depois da cidade do Rio de Janeiro a receber escalas diárias de navios de cruzeiro, os riquinhos do mangue não estão satisfeitos e vão insistir em bancar uma candidatura de oposição. É sempre assim! O pobre saiu da lama, do esgoto, seus filhos estão estudando bem, recebem material escolar de qualidade, merenda de primeira e o povo, mal ou bem, está trabalhando. Búzios registra a menor taxa de desemprego da região. Isso deve incomodar muito né?
Mas é isso gente. Pena que nossa Cabo Frio esteja cada vez menos feliz. A prefeita parece um entregador de Uber Eats em uma mobilete numa rua cheia de vira-latas caramelo: tudo que ela diz é que é muita perseguição e muita entrega. Vida que segue.