A vacinação atua na prevenção de diversos tipos de HPV (colo de útero e sexualmente transmissíveis)
A Campanha Informativa sobre a importância da imunização das crianças do município continua. A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, pretende alcançar uma cobertura vacinal de 100% no município. Esta semana falaremos da vacina contra HPV (a sigla em inglês para Papilomavírus Humano) que, segundo o Ministério da Saúde, deve acontecer, exclusivamente, entre 9 e 14 anos, quando é mais eficaz.
A vacina é o melhor meio de prevenção contra os variados tipos de HPV, tanto aqueles que podem causar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), como aqueles que podem progredir para o câncer cervical (de colo de útero). O HPV é transmitido principalmente pelo contato sexual sem proteção. Entretanto, qualquer contato entre a pele e a mucosa infectada pode levar ao contágio.
As vacinas são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou na Central Municipal de Imunização (Materno-Infantil), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Necessário ter em mãos a Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão do SUS.