Sábado, Abril 19, 2025
InícioInternacionalRio volta a ter fila para tratar Covid-19 e governo do estado...

Rio volta a ter fila para tratar Covid-19 e governo do estado reabre leitos na Baixada Fluminense

Ainda sem reflexo no número de óbitos, o aumento de casos de Covid-19 na cidade do Rio já causa um impacto na fila de internação para tratar a doença. Dados do painel da prefeitura mostram que nesta terça feira (07) à noite 11 pessoas esperavam ser transferidas de uma unidade de emergência para um hospital da rede.

Em média, o tempo na fila ultrapassava 73 horas, mais três dias. Há um mês, apenas oito pessoas estavam internadas na cidade e a fila estava zerada. O crescimento de casos e de pedidos de internação levou a secretaria estadual de Saúde a reabrir 40 leitos no Hospital Dr Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu.

Com 90 pessoas internadas com Covid na cidade do Rio, a falta de vagas ocorre porque a maioria dos leitos usados anteriormente para o tratamento de pessoas com coronavírus foi convertido para atender outras especialidades. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, que por meses foi exclusivo para Covid-19, ontem tinha apenas duas pessoas positivadas para a doença entre os 400 leitos.

— Enviamos um ofício para os governos estadual e federal pedindo a abertura de novas vagas e acreditamos que eles têm essa capacidade. Dos internados hoje no Rio, 22 são de outros municípios. As pessoas que estão na fila estão sendo assistidas pelas equipes — afirma Rodrigo Prado, secretário municipal de Saúde do Rio.

Fale Conosco