Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioEstado do RioAUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE FECHAMENTO DA ESCOLA MARLI CAPP EM TAMOIOS

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE FECHAMENTO DA ESCOLA MARLI CAPP EM TAMOIOS

CABO FRIO – O Vereador Roberto de Jesus (MDB) presidiu nesta quinta-feira (09) uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Cabo Frio para propor uma solução visando garantir a oferta do Ensino Médio na Escola Marli Capp em Tamoios.

Embora a competência seja do Estado, o Município de Cabo Frio ao longo da sua história sempre manteve o Ensino Médio em estabelecimentos municipais, tendo em vista a necessidade da população. No caso de Tamoios, o fato é mais grave, considerando a realidade do Segundo Distrito e a guerra do tráfico de drogas que hoje domina a região.

Fechar o Ensino Médio na Escola Marli Capp vai ser um fator segregador para a juventude de Tamoios que teria que se deslocar para bairros vizinhos ou mesmo para outras cidades. O fato foi exposto por participantes durante a Audiência Pública na Câmara Municipal, que expuseram o medo de pais e alunos de transitarem por bairros dominados por facções criminosas rivais.

Em nenhum lugar do mundo se fecha escolas com uma canetada e da forma como foi feito pela Prefeitura de Cabo Frio. A medida vai provocar uma grande evasão evasão escolar.

Representante do Sepe Lagos

O Prefeito José Bonifácio não compareceu à Audiência Pública e não enviou nenhum representante, mesmo sendo convidado por vários ofícios do Vereador Roberto Jesus. Um total descaso com a Educação Pública do Município, negligenciando às necessidades da população tão sofrida de Tamoios.

O fato é grave e urgente, pois o Prefeito já fechou a escola colocando em risco mais de 110 alunos no Segundo Diatrito que ficarão sem escola para estudar no próximo ano. O Vereador Roberto de Jesus fez uma intervenção muito dura durante a audiência pública sobre o fechamento da Escola Marli Capp.

É muito triste esta situação. Esses alunos que ficam sem estudar podem cair nas mãos de uma facção criminosa e podem ser mais vidas perdidas.

Vereador Roberto Jesus

Da reunião saiu a proposta de uma parceria entre o Estado e o Município de Cabo Frio para garantir a manutenção do Ensino Médio na Escola Marli Cappi, pois existem várias experiências exitosas neste modelo de cooperação. Os representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Alerj se colocaram à disposição para ajudar o município de Cabo Frio para resolver o problema.

A educação pública de qualidade é um direito fundamental e não pode ser sabotada desta forma tão covarde pelo Prefeito José Bonifácio.

Audiência Pública – Câmara Municipal de Cabo Frio