Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioInternacionalMEGA CONDOMÍNIO PODE PROVOCAR APAGÃO EM BÚZIOS

MEGA CONDOMÍNIO PODE PROVOCAR APAGÃO EM BÚZIOS

Rio de Janeiro – Projetado para ser um bairro de luxo no balneário de Búzios, na Região dos Lagos do estado do Rio, um megaempreendimento batizado de condomínio Aretê, do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, trava uma batalha por luz contra a empresa de energia Ampla, no Tribunal de Justiça do Rio.

A disputa atinge o fornecimento de energia para os moradores de Búzios e parte do condomínio. Construído por etapas em uma área de mais de 6 milhões de metros quadrados, o projeto — inspirado em Port Grimaud, pequena cidade na Côte d’Azur francesa — está encravado entre a Praia Rasa e a Baía Formosa.

A fim de garantir a iluminação para parte do empreendimento, um fundo arcou com a construção de rede elétrica subterrânea para atender 500 clientes, em 2019, com investimento de R$ 15 milhões. Mas a estação não entrou em operação porque a Ampla argumentou que, se ligada ao sistema, há risco de apagão.

A Ampla alegou nos autos que, caso a rede do Aretê entre em funcionamento, existe “risco de sobrecarga no sistema elétrico da região, devido ao aumento de capacidade sem as referidas obras nos circuitos existentes, o que pode prejudicar todos os clientes ligados nestes alimentadores com desarmes constantes. Atualmente, temos 8.989 clientes conectados nestes alimentadores, incluindo hospital, delegacia, postos de saúde, comércios, indústrias e residências”