Projeto multidisciplinar utiliza tecnologia para enriquecer o aprendizado de jovens e adultos da rede municipal

Pela primeira vez, a robótica educacional passa a fazer parte das aulas regulares da Fase VII da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Municipal Professor Edilson Duarte. A proposta nasceu a partir de uma iniciativa dos professores de várias disciplinas, com o apoio da Supervisão de Projetos e Iniciativas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio. A robótica será utilizada como ferramenta pedagógica para apoiar um projeto multidisciplinar voltado ao desenvolvimento de habilidades essenciais nos estudantes.
O projeto utiliza kits LEGO EV3 de robótica como recurso para aprofundar a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula — entre eles, Ciências, Geografia, História, Matemática e Português. Com isso, os alunos da EJA vivenciam uma forma de aprendizagem mais prática, interativa e próxima da realidade.
Essa é uma novidade importante para a unidade escolar, que pela primeira vez incorpora a robótica diretamente ao currículo comum da EJA, e não como atividade de contraturno. A proposta promove um ensino mais dinâmico, colaborativo e alinhado aos desafios contemporâneos, valorizando a trajetória dos estudantes e ampliando as possibilidades de aprendizado ao longo da vida.
