Terça-feira, Maio 20, 2025
InícioRegião dos LagosCabo Frio é sede da aula presencial do programa "Capacit Mulher"

Cabo Frio é sede da aula presencial do programa “Capacit Mulher”

A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, participou da aula presencial, que abordou políticas públicas e enfrentamento à violência contra a mulher

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria-Adjunta de Políticas Públicas da Mulher, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, participou da aula presencial do programa Capacit Mulher 2025, realizada na Universidade Estácio de Sá, nesta segunda-feira. A atividade contou com a participação da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

O Capacit Mulher é o programa de qualificação permanente da gestão estadual para capacitação e aperfeiçoamento profissional de servidoras e servidores municipais que atuam em equipamentos de atendimento e proteção às mulheres. Seu objetivo é nivelar e aperfeiçoar os conhecimentos sobre os direitos das mulheres, além de contribuir para o fortalecimento de redes e políticas locais de promoção e defesa desses direitos.

A próxima rodada de encontros está prevista para junho, e a conclusão geral do programa será em agosto. Além de Cabo Frio, o evento contou com representantes de nove municípios da Baixada Litorânea: Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim e Saquarema.

“O Capacit chegou na hora exata da implementação da Secretaria-Adjunta da Mulher, para qualificar toda a nossa equipe. Foi um presente do Estado poder proporcionar às servidoras o conhecimento sobre todos os avanços e políticas para as mulheres até chegarmos às conquistas que temos hoje”, destacou Bárbara Caetano, secretária-adjunta de Políticas Públicas da Mulher.

“O Capacit Mulher atende os 92 municípios. O programa é uma ferramenta concreta que vai ajudar as gestoras municipais a pensar, elaborar e criar políticas públicas para as meninas e mulheres do nosso Estado. Enquanto secretária de Estado, é minha responsabilidade ter gestoras municipais cada vez mais capacitadas e aptas a lidar não só com a violência, mas também com a autonomia econômica e a independência financeira dessas mulheres”, destacou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Fale Conosco