Terça-feira, Maio 20, 2025
InícioRegião dos LagosPolícia Federal realiza buscas contra vereadores eleitos por suspeita de corrupção eleitoral...

Polícia Federal realiza buscas contra vereadores eleitos por suspeita de corrupção eleitoral em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia

Sete mandados cumpridos após investigação revelar esquema de compra de votos, uso de consultas médicas e gravações ilegais durante as eleições municipais de 2024

Nesta terça-feira (20), a Polícia Federal executou sete mandados de busca e apreensão envolvendo vereadores eleitos de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. As operações ocorreram tanto nas residências dos parlamentares quanto nas sedes das câmaras municipais das duas cidades. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados.

As investigações levam para um esquema de corrupção eleitoral. A PF chegou às irregularidades após a prisão de cabos eleitorais durante o primeiro turno das eleições municipais do ano passado, que foram flagrados com santinhos e dinheiro fracionado em notas de R$ 100. O valor total apreendido não foi revelado.

A apuração da Polícia Federal também identificou conversas que confirmam a troca de votos por benefícios, incluindo o agendamento de consultas médicas em um hospital municipal de Cabo Frio. Um enfermeiro da unidade estaria diretamente envolvido no esquema, marcando consultas para eleitores como pagamento por votos destinados ao candidato que acabou eleito.

Em São Pedro da Aldeia, no mesmo pleito, um eleitor foi detido por filmar a urna eletrônica durante a votação. A investigação mostrou que a gravação foi encomendada por um cabo eleitoral de um candidato a vereador, também eleito, para comprovar o voto e garantir o pagamento de R$ 100 negociados previamente. Os repasses, segundo as conversas obtidas, seriam feitos no comitê de campanha localizado no bairro Mossoró.

Os suspeitos poderão responder por corrupção eleitoral e outros crimes que possam surgir durante o andamento das investigações.

Fale Conosco