A 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (16) a falência da GAS Consultoria e Tecnologia, empresa controlada por Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o “Faraó dos Bitcoins”. A decisão foi proferida pelo juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, que antecipou os efeitos da falência da companhia .
A GAS Consultoria é acusada de operar um esquema ilegal de criptomoedas e pirâmide financeira. Segundo o último levantamento da administração judicial, a empresa possui uma dívida superior a R$ 3,8 bilhões, com uma lista preliminar de 62.604 credores que apresentaram documentação comprovando seus créditos .
Glaidson Acácio dos Santos, ex-garçom e ex-pastor, foi preso em agosto de 2021 durante a Operação Kryptos, conduzida pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal. Ele é acusado de crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Sua esposa, Mirelis Diaz Zerpa, também é investigada e foi presa em janeiro de 2024 nos Estados Unidos, após ser considerada foragida desde 2021 .
A falência da GAS Consultoria representa um marco no combate a esquemas fraudulentos envolvendo criptomoedas no Brasil. As autoridades continuam as investigações para responsabilizar os envolvidos e buscar formas de ressarcir os milhares de investidores lesados.