Sábado, Abril 26, 2025
InícioRegião dos LagosPrefeitura de Maricá promove dia especial na Horta Comunitária Inclusiva com assistidos...

Prefeitura de Maricá promove dia especial na Horta Comunitária Inclusiva com assistidos do Caif

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, realizou nesta quinta-feira (24/04) uma atividade especial na Horta Comunitária Inclusiva do bairro Manu Manuela, com os assistidos do Centro de Atenção Integral à Família de Pessoas com Deficiência (Caif I), localizado em Araçatiba.

A ação teve como objetivo proporcionar um dia de integração, aprendizado e contato com a natureza, fortalecendo o vínculo dos participantes com práticas sustentáveis e inclusivas. Os usuários do Caif participaram de atividades educativas, como alimentar o cabrito conhecido como Chico e colheita de hortaliças, vivenciando experiências sensoriais e sociais que estimulam a autonomia e a convivência coletiva.

Para o coordenador do Caif, Leonidio Guedes, iniciativas como essa são fundamentais. “A Horta Inclusiva é um espaço onde nossos assistidos podem se desenvolver de forma integral, trabalhando habilidades motoras, cognitivas e sociais. Além disso, promove a inclusão de maneira prática e efetiva”, explicou.

Responsável pelo cuidado e manutenção da horta, o fisioterapeuta Martiniano da Silva ressaltou a importância do projeto. “A horta não é só um espaço de plantio, é um ambiente terapêutico. Aqui, conseguimos unir reabilitação, inclusão e sustentabilidade. Ver o brilho nos olhos de cada participante é a prova de que estamos no caminho certo”, disse.

Um dos alunos do Caif, Willian dos Santos falou sobre a experiência. “Eu adorei poder mexer na terra e ver as plantas crescendo. A gente aprende e se diverte ao mesmo tempo. É um dia diferente, dá vontade de vir mais vezes. Estou levando limão, salsa e cebolinha para fazer um feijão bem temperado, pois adoro cozinhar!”, comentou.

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão promove uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico ou em vulnerabilidade social.

A pasta possui oito equipamentos e sete núcleos de trabalhos específicos. São eles: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI), Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem) 1 e 2, Casa do Autista, Centro de Reabilitação, Centro de Atenção Integral à Família, Orientação Jurídica, Equoterapia, Acolhimento, Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Busca Ativa, Articulações com as Minorias e Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.

Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos

Fale Conosco