A emergência climática foi o foco dos debates da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente realizada, nesta quarta-feira (15), no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo. O evento reuniu moradores, pesquisadores e representantes do poder público para discutir os desafios da transformação ecológica e propor medidas concretas para enfrentar os impactos das mudanças globais.
Durante a Conferência, foram elaboradas 10 propostas estratégicas que abordam questões como a redução de emissões de gases de efeito estufa, a descarbonização da economia com inclusão social, e o fortalecimento da governança e da educação ambiental. Entre os destaques, está o protagonismo dos moradores como agentes ambientais, a defesa da pesca artesanal, gestão de resíduos, energia renovável, garantia da participação social em espaços decisórios e o incentivo a soluções locais.
As ideias formuladas serão apresentadas na etapa estadual da Conferência, cuja data ainda será divulgada. Durante essa fase, os delegados eleitos em Arraial do Cabo, Ana Célia Martins e Marta Fonseca, representarão as propostas discutidas localmente e defenderão as prioridades da região.
O evento contou com a participação de instituições e grupos como o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Defesa Civil, NEA-BC, Instituto Terraazul, Pescarte e Guarda Mirim. Entre as autoridades presentes, estavam o secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira; o secretário de Turismo, Junior Chuchu; o presidente da Funtec Ambiental, Ronnie Plácido e a secretária de Segurança Pública, Magda Fraga.




