O novo projeto edifício terá uma estrutura mais ampla e moderna, incluindo gabinetes maiores, um plenário com capacidade para cerca de 250 pessoas

Nesta quarta-feira (18), Cabo Frio dá um passo significativo rumo à modernização do legislativo municipal com o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Câmara de Vereadores. O evento, marcado para as 10h na Rua Quaresmeira, no bairro Novo Portinho, oficializa o início das obras de construção do novo prédio, que promete atender melhor às demandas do município.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Miguel Alencar, o projeto terá um custo total de R$ 10 milhões, a serem pagos integralmente pelo legislativo em um prazo de dois anos e meio. A obra foi contratada por meio de processo licitatório e está alinhada à proposta de modernizar e ampliar o espaço destinado às atividades legislativas.
O novo edifício terá uma estrutura mais ampla e moderna, incluindo gabinetes maiores, um plenário com capacidade para cerca de 250 pessoas, além de salas de reuniões, comissões, arquivo, setor jurídico e um refeitório. Com área total de 1.500 m² e uma construção de aproximadamente 1.200 m², o projeto também prevê possibilidades de expansão para atender o crescimento futuro da cidade.
“O novo prédio será um marco para o legislativo cabo-friense. Ele não apenas comportará melhor as necessidades atuais, como também está preparado para atender o aumento do número de vereadores, que pode chegar a 21 entre 2028 e 2032. Essa é uma obra pensada para o presente e para o futuro de Cabo Frio”, destacou Miguel Alencar durante entrevista ao podcast Arquivo Aberto, em 27 de novembro.
A previsão é que os vereadores deixem o atual prédio histórico, localizado no Centro de Cabo Frio, ao final de 2027, quando o novo espaço deverá estar concluído e pronto para uso. O projeto reflete a intenção de proporcionar melhores condições de trabalho aos parlamentares e maior comodidade para a população que acompanha as atividades legislativas.