O ação desviava água e favorecia 17 apartamentos; o síndico foi levado à delegacia

Uma fiscalização realizada pela Prolagos na tarde desta segunda-feira (16) identificou uma ligação irregular de água em um condomínio localizado no bairro Vila Nova, no centro de Cabo Frio. A Polícia Civil foi acionada para registrar a ocorrência e conduziu o síndico à delegacia para prestar esclarecimentos.
De acordo com a fiscalização, a água desviada abastecia 17 apartamentos do condomínio. O furto de água é considerado crime, previsto no artigo 155 do Código Penal.
O diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, destacou os impactos causados por esse tipo de fraude: “Atitudes como a que vimos hoje comprometem toda a comunidade. Fraudes podem causar perda de pressão na rede e prejudicar o abastecimento de residências e comércios da região. Além disso, há riscos à saúde pública devido às más condições de armazenamento da água, frequentemente observadas em casos assim”.
A operação acontece em um momento de intensificação da fiscalização na região. Na semana passada, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Prolagos e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), realizou uma megaoperação em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. A ação resultou no desmonte de 31 ligações clandestinas e na detenção de três pessoas.
A Prolagos reforça que denúncias de ligações irregulares podem ser feitas de forma anônima através da Linha Verde. Os canais disponíveis incluem os telefones 0300 253 1177 (interior) e 2253-1177 (capital), além do aplicativo “Disque Denúncia Rio”, onde é possível anexar fotos e vídeos para auxiliar as investigações.