Domingo, Maio 25, 2025
InícioRegião dos LagosFormatura da 3ª turma de Libras celebra inclusão em São Pedro da...

Formatura da 3ª turma de Libras celebra inclusão em São Pedro da Aldeia

Empenhada em garantir inclusão e acessibilidade nos setores municipais, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia celebrou a formatura da 3ª turma de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O grupo contou com servidores da Secretaria Municipal de Saúde e alunos da Escola Municipal de Educação Especial (EMESPP). O evento reuniu formandos, familiares e membros da comunidade. 

As turmas de Libras são promovidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). O curso de Libras teve início em março de 2024 e trabalhou temáticas como inclusão, respeito à pessoa com surdez e a Língua Brasileira de Sinais. 

Foto: Divulgação

Representando a secretária de Saúde, Maria Márcia S. Fontes, a diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal, falou aos formandos. “É uma honra estar aqui hoje. Vocês estão fazendo a diferença em uma sociedade e fazendo o SUS mais inclusivo, que tem como um de seus princípios a universalidade, que é a forma de dar condição de que todos tenham atendimento. Parabéns a todos vocês, formandos e realizadores deste projeto”, destacou. 

A 3ª turma formada contou com a participação de enfermeiros, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas, além de alunos da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade.

Foto: Divulgação

A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e cultura. Durante o evento, os formandos apresentaram números musicais traduzidos para Libras, encantando a todos com a harmonia entre gestos e música. Uma peça teatral também foi apresentada, reforçando a importância da comunicação inclusiva e mostrando, na prática, a riqueza cultural que a Libras proporciona.

A coordenadora do NEPS, Eduarda Cardoso, se emocionou ao destacar o impacto que o curso tem gerado na comunidade. “Sou pedagoga e desde que comecei a trabalhar, na área de intermediação escolar, encontrei muitos, mas muitos desafios e muitas pessoas que não acreditavam que as pessoas portadoras de diferentes necessidades seriam capazes de aprender ou se desenvolver. Eu sempre acreditei e sempre lutei por eles, de forma simples, mas fazendo a diferença. E hoje me emociono vendo vocês acreditarem que eles podem, sim, ter um espaço na sociedade, que eles podem chegar em uma unidade de saúde e ter um atendimento digno. Eu acredito que a nossa sociedade pode ser mais transformadora na vida dessas pessoas. Obrigada”, declarou.

Foto: Divulgação

A professora de Libras, Ana Cristina Gomes, convidou a todos a participarem das próximas turmas de formação. “É muito importante fazer parte deste projeto e, nós, enquanto cidadãos, precisamos entender o que é verdadeiramente a nossa Língua Brasileira de Sinais. É uma oportunidade de aprendermos e fazer a diferença na vida de uma pessoa com surdez”, comentou. 

Fale Conosco