Evento contou com a presença de autoridades, reunindo pescadores e suas famílias
Uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia e a Defensoria Pública da União levou atendimentos presenciais voltados às comunidades pesqueiras em torno da Lagoa de Araruama. Os atendimentos foram gratuitos e aconteceram na sede da Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória, local estratégico para facilitar o acesso dos pescadores aldeenses e suas famílias.
O objetivo da ação foi garantir o acesso a direitos e promover a regularização de situações relacionadas à atividade pesqueira, esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre questões jurídicas. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de São Pedro da Aldeia com a preservação ambiental e o apoio às comunidades pesqueiras da região.
A Defensoria Pública da União (DPU) foi representada pelos defensores Claudio Luiz dos Santos, André da Silva Ordacgy, Maria Cecilia Lessa da Rocha, Rodrigo Esteves Rezende e pelo coordenador de atendimento, Leandro Reis Quintanilha. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, representada pelo secretário adjunto de Pesca, Breno Bento dos Santos, e pelo chefe de Setor de Pesca, Luiz Henrique Abrantes, junto à Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca participou, também na última semana, de uma reunião promovida pelo Defensor Público Federal, Cláudio Luiz dos Santos, para debater ações necessárias relacionadas ao saneamento e ao ordenamento pesqueiro na Lagoa de Araruama. O encontro reuniu representantes do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, do Comitê de Bacia Hidrográficas Lagos São João, da Concessionária Prolagos, além de entidades de pesca locais e do SEBRAE.