A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (27/11) a cerimônia de posse do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA). O grupo é formado por seis menores de 16 anos, duas meninas e quatro meninos, todos estudantes, moradores da cidade que terá voz nas assembleias do Conselho para criação de políticas públicas a partir das demandas e necessidades dos jovens.
A cerimônia, que aconteceu no auditório do Banco Mumbuca, reuniu pais e responsáveis dos adolescentes, Conselho Tutelar de Maricá e representantes da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos e da futura pasta da Juventude. Antes da posse, a orquestra da Cultura de Direitos, formada por crianças e adolescentes, apresentou músicas natalinas. Sylvia Cantuária, presidente do CMDCA, informou que o CPA foi criado a partir da resolução nacional nº 238, de 21 de junho de 2023.
“Vamos dar voz ao CPA e eles irão discutir conosco nas assembleias, trazendo o olhar dos adolescentes para que a gente construa políticas públicas com a demanda e a necessidade deles. Isso é participação popular, respeito e integralidade de uma sociedade mais justa”, afirmou.
Thiago Ribeiro, secretário de Assistência Social, enalteceu o trabalho realizado pelo CMDCA e do Conselho Tutelar no município e afirmou que é fundamental a intersetorialidade entre os órgãos.
“O CPA terá um trabalho muito importante em nossa cidade com local de fala para que sejam criadas políticas públicas em prol da juventude”, destacou Thiago.
Integrante do CPA, Ana Luísa Rodrigues dos Santos, leu um poema que fez com nome “Nosso Futuro”, citando a força da juventude para promover mudanças na sociedade. “Vamos ser as vozes dos adolescentes. O Comitê vai lutar pelo presente e pela configuração de um futuro onde os sonhos desses adolescentes possam florescer sem limites”, disse entusiasmada.