O fornecimento de legumes e verduras para a merenda escolar do município de Cabo Frio foi suspenso nesta segunda-feira (18) pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais. A decisão ocorreu devido à falta de pagamento por parte da prefeita Magdala Furtado, que, segundo os produtores, efetuou o último pagamento l, dia 1º de julho deste ano.
Um dos produtores, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o Portal Cabo Frio em Foco e relatou as dificuldades enfrentadas pelos integrantes da associação.
“Estamos há mais de quatro meses sem receber, e isso nos prejudica muito. Precisamos custear toda a produção e o fornecimento, mas chegamos ao limite. Não conseguimos continuar arcando com os custos sem receber pelos serviços prestados”, afirmou.
O fornecimento, que normalmente é realizado às segundas-feiras, não foi feito hoje, afetando a alimentação de milhares de estudantes da rede municipal. A suspensão traz preocupações sobre o impacto na qualidade da merenda escolar e na segurança alimentar dos alunos.
A suspensão do fornecimento mostra o problemas no funcionamento de programas essenciais, como a alimentação escolar, e expõe as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores, que dependem do pagamento para sustentar suas famílias e manter suas atividades produtivas.
A prefeita Magdala Furtado ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A equipe do Portal Cabo Frio em Foco tentou contato com a Prefeitura de Cabo Frio para obter uma resposta sobre a situação e a previsão de regularização dos pagamentos, mas até o momento não obteve retorno.
Nossa redação entrou em contato com o Secretário de Educação, Rogério que relatou que houve uma reunião com os produtores onde ficou acordada uma previsão de pagamento.
Por outro lado, a informação foi averiguada com integrantes da Associação que confirmaram a reunião que definiu o pagamento em atraso para o último dia 15/11, o que não foi cumprido pela Prefeitura de Cabo Frio, ensejando a suspensão do fornecimento.