A implementação da Bandeira Azul garante o 2º lugar na premiação do Desafios dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS), no G-20, que está sendo realizado no Centro do Rio de Janeiro
Búzios: Com o tema, “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística, Búzios 2030”, abordando a implementação do Bandeira Azul, nas praias do Município, a Secretaria do Ambiente e Urbanismo, conquistou o 2º lugar na premiação do Desafios dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS), no G-20, que está sendo realizado no Centro do Rio de Janeiro, de 14 a 16 de novembro. A cidade concorreu inicialmente com todos os 92 munícipios do Estado do Rio de Janeiro.
“O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 e formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes, e pela União Europeia. O evento tem como objetivo o fortalecimento da economia internacional e a discussão de temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico global, como comércio internacional, agricultura, fontes de energia e meio ambiente. As reuniões do G20 são chamadas de cúpulas e têm frequência anual.”
De acordo com o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, essa premiação da ONU Habitat, é voltada para a área de urbanismo, devido aos investimentos que o município realizou para conquistar às três praias como Programa Bandeira Azul. “Foi muito importante para a Búzios, finalizarmos o ano com essa premiação através dos trabalhos da nossa Secretaria, infelizmente eu e o prefeito, não pudemos comparecer no evento, mas enviamos os representantes, os técnicos da Secretaria para nos representar. Com essa premiação existe a possibilidade de alcançar uma verba Federal de milhões para investimentos no município”.
Na ocasião, o Governador Cláudio Castro, entregou o prêmio para a equipe de técnicos da Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios. O trabalho apresentado pela equipe foi a exposição dos impactos das praias Bandeira Azul no desenvolvimento urbanístico e ambiental do município e de gestão costeira. Essas três frentes relacionadas ao ODS-6 e 14, quer dizer saneamento e vida na água, e o impacto especificamente do Bandeira Azul nessas transformações que ocorreram em determinados ambientes da cidade.
O município vem trabalhando nisso desde 2021, então já é uma política consolidada da gestão. No evento os municípios foram estimulados a traçar uma meta, para 2030, e o objetivo de Búzios é transformar a maioria das praias do município com Bandeira Azul, até 2030.