Quarta-feira, Novembro 13, 2024
InícioRadar PolíticoDra. Viviam Duque recebe título de cidadã cabofriense por contribuições à saúde...

Dra. Viviam Duque recebe título de cidadã cabofriense por contribuições à saúde pública de Cabo Frio

Na última quinta-feira (7), durante uma sessão solene da Câmara Municipal em comemoração aos 409 anos de Cabo Frio, a Coordenadora Médica da Atenção Primária, Dra. Viviam Coimbra Duque, foi homenageada com o título de cidadã cabofriense. A honraria, entregue pelo vereador Atila Motta, reconhece sua dedicação e impacto transformador na saúde pública do município, especialmente na atenção primária.

Natural de Campinas/SP, Dra. Viviam formou-se em Medicina pela Universidade Estácio de Sá em 2017, especializando-se em Medicina de Família e Comunidade. Com trajetória marcada pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS), iniciou sua carreira na comunidade do Jacaré, no Rio de Janeiro, onde trabalhou por cinco anos, consolidando sua admiração pelo SUS e fortalecendo sua dedicação à saúde comunitária. Dra. Viviam também se destacou internacionalmente como consultora em sono infantil e amamentação, atendendo famílias em mais de dez países, e promovendo avanços significativos na saúde infantil.

Em julho de 2023, Dra. Viviam assumiu a coordenação técnica da Secretaria Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Cabo Frio, sendo nomeada secretária adjunta pouco depois. Em parceria com o secretário de saúde, Bruno Alpacino, liderou avanços expressivos nos indicadores de saúde do município, com Cabo Frio subindo do 36º para o 21º lugar no programa Previne Brasil e alcançando mais de 50% de cobertura da saúde da família.

Entre suas principais iniciativas, destacam-se a implantação do Programa Mais Médicos pelo Brasil em Cabo Frio, o fortalecimento do planejamento familiar, a criação do projeto Consultório na Rua e o programa de controle de tabagismo, que visa proporcionar maior acesso à saúde e dignidade aos cidadãos. A cerimônia de entrega do título de cidadã cabofriense celebrou não só sua competência técnica, mas também seu inabalável compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população de Cabo Frio.