Conjunto apresentou novidades nos arranjos de clássicos do cinema e da música erudita
No seu segundo concerto no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, a Orquestra Sons da Aldeia lotou o espaço e encantou o público com uma performance que exaltou o legado da música clássica. Realizada no último sábado (09/11), a apresentação trouxe um repertório variado, incluindo clássicos, trilhas de filmes e arranjos exclusivos, surpreendendo e emocionando a plateia que pediu “bis” ao final do concerto.
Apresentação trouxe um repertório variado, incluindo clássicos e trilhas de filmes
Foto:Renato Leal/Divulgação PMSPA
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, expressou sua gratidão e satisfação com o evento. “Quando apresentamos a ideia de ter uma orquestra, ouvi de algumas pessoas que seria muito difícil. Como todo sonhador, enfrentei obstáculos, dificuldades e resistência, mas contamos com o apoio do prefeito Fábio do Pastel e, hoje, é muito especial estar aqui e ver esse teatro lotado”, afirmou.
Sob a regência do professor de música Jorge Rafael Goes, coordenador da orquestra, o concerto trouxe “um repertório com os clássicos de filmes e o popularmente conhecido como erudito”, segundo ele. “Foi uma noite de surpresas para o público e também para os músicos, pois o repertório tem novidades nos arranjos e também nas apresentações dos solistas”, concluiu o regente.
Entre os destaques da noite esteve a solista Suzana Ferreira, de 16 anos, que emocionou o público com sua apresentação cantando a música My Heart Will Go On, que ficou mundialmente conhecida como trilha principal do filme Titanic. “Me apresento há um ano e dois meses com a orquestra e hoje foi a minha melhor apresentação. É uma oportunidade para os alunos que estão se desenvolvendo na música. Pretendo fazer aula de canto, pois gosto muito de me apresentar”, disse Suzana.
A Orquestra Sons da Aldeia reúne mais de 50 músicos
Foto: Renato Leal/Divulgação PMSPA
Além dos músicos, o evento também emocionou familiares dos alunos da orquestra, como Alecsandra da Silva Fabricio, mãe de Ryan Fabricio, que toca clarinete. “Ele evoluiu bastante e pretende cursar música no Rio de Janeiro. A apresentação de hoje foi linda e emocionante”, comentou.
O segundo concerto da Orquestra Sons da Aldeia representa mais um passo importante no fortalecimento da cultura local e no desenvolvimento musical de novos talentos, unindo tradição e inovação em uma noite memorável para a cidade. A próxima apresentação da orquestra está marcada para o dia 25 de novembro, no encerramento do curso de Extensão/2024 da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Performance exaltou o legado da música clássica com um repertório encantador
Foto: Renato Leal/Divulgação PMSPA
Sobre a Orquestra
A Orquestra Sons da Aldeia reúne, atualmente, mais de 50 músicos residentes no município, entre professores selecionados e contratados por meio de processo seletivo e alunos selecionados por meio de audição. Desde a sua formação, o conjunto tem realizado apresentações em diversos eventos na cidade, como a Feira Cultural Itinerante, o Recital de Natal e a programação cultural de reinauguração do Teatro Municipal, além de já ter promovido ações em escolas municipais e no Pronto-Socorro Municipal, levando música, bem-estar e mensagens de conforto e esperança para os pacientes e seus familiares.
Este ano, pela primeira vez, o conjunto também foi atração de destaque no projeto “Boulevard de Portas Abertas”, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes equipamentos culturais do país. A Orquestra promove ensaios periódicos e os alunos recebem aulas de música e prática de conjunto em naipes. As apresentações do conjunto já passaram pelos bairros Baleia, Porto da Aldeia, Estação, Centro, Baixo Grande, São João e Praia Linda. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, este ano o conjunto musical foi homenageado com uma Moção Aplausos concedida pela Câmara Municipal.