Domingo, Novembro 24, 2024
InícioRegião dos Lagos2º Concerto da Orquestra Sons da Aldeia lota Teatro Municipal aldeense

2º Concerto da Orquestra Sons da Aldeia lota Teatro Municipal aldeense

Conjunto apresentou novidades nos arranjos de clássicos do cinema e da música erudita

No seu segundo concerto no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, a Orquestra Sons da Aldeia lotou o espaço e encantou o público com uma performance que exaltou o legado da música clássica. Realizada no último sábado (09/11), a apresentação trouxe um repertório variado, incluindo clássicos, trilhas de filmes e arranjos exclusivos, surpreendendo e emocionando a plateia que pediu “bis” ao final do concerto. 

Apresentação trouxe um repertório variado, incluindo clássicos e trilhas de filmes
Foto:Renato Leal/Divulgação PMSPA

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, expressou sua gratidão e satisfação com o evento. “Quando apresentamos a ideia de ter uma orquestra, ouvi de algumas pessoas que seria muito difícil. Como todo sonhador, enfrentei obstáculos, dificuldades e resistência, mas contamos com o apoio do prefeito Fábio do Pastel e, hoje, é muito especial estar aqui e ver esse teatro lotado”, afirmou. 

Sob a regência do professor de música Jorge Rafael Goes, coordenador da orquestra, o concerto trouxe “um repertório com os clássicos de filmes e o popularmente conhecido como erudito”, segundo ele. “Foi uma noite de surpresas para o público e também para os músicos, pois o repertório tem novidades nos arranjos e também nas apresentações dos solistas”, concluiu o regente.
Entre os destaques da noite esteve a solista Suzana Ferreira, de 16 anos, que emocionou o público com sua apresentação cantando a música My Heart Will Go On, que ficou mundialmente conhecida como trilha principal do filme Titanic. “Me apresento há um ano e dois meses com a orquestra e hoje foi a minha melhor apresentação. É uma oportunidade para os alunos que estão se desenvolvendo na música. Pretendo fazer aula de canto, pois gosto muito de me apresentar”, disse Suzana.

A Orquestra Sons da Aldeia reúne mais de 50 músicos

Foto: Renato Leal/Divulgação PMSPA

Além dos músicos, o evento também emocionou familiares dos alunos da orquestra, como Alecsandra da Silva Fabricio, mãe de Ryan Fabricio, que toca clarinete. “Ele evoluiu bastante e pretende cursar música no Rio de Janeiro. A apresentação de hoje foi linda e emocionante”, comentou.

O segundo concerto da Orquestra Sons da Aldeia representa mais um passo importante no fortalecimento da cultura local e no desenvolvimento musical de novos talentos, unindo tradição e inovação em uma noite memorável para a cidade. A próxima apresentação da orquestra está marcada para o dia 25 de novembro, no encerramento do curso de Extensão/2024 da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Performance exaltou o legado da música clássica com um repertório encantador 
Foto: 
Renato Leal/Divulgação PMSPA 

Sobre a Orquestra
A Orquestra Sons da Aldeia reúne, atualmente, mais de 50 músicos residentes no município, entre professores selecionados e contratados por meio de processo seletivo e alunos selecionados por meio de audição. Desde a sua formação, o conjunto tem realizado apresentações em diversos eventos na cidade, como a Feira Cultural Itinerante, o Recital de Natal e a programação cultural de reinauguração do Teatro Municipal, além de já ter promovido ações em escolas municipais e no Pronto-Socorro Municipal, levando música, bem-estar e mensagens de conforto e esperança para os pacientes e seus familiares.
Este ano, pela primeira vez, o conjunto também foi atração de destaque no projeto “Boulevard de Portas Abertas”, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes equipamentos culturais do país. A Orquestra promove ensaios periódicos e os alunos recebem aulas de música e prática de conjunto em naipes. As apresentações do conjunto já passaram pelos bairros Baleia, Porto da Aldeia, Estação, Centro, Baixo Grande, São João e Praia Linda. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, este ano o conjunto musical foi homenageado com uma Moção Aplausos concedida pela Câmara Municipal.