Sábado, Outubro 5, 2024
InícioRegião dos LagosRegião dos Lagos registra aumento recorde na geração de empregos

Região dos Lagos registra aumento recorde na geração de empregos

Araruama, Cabo Frio e Búzios destacam-se na criação de novas vagas, refletindo a recuperação econômica e o potencial da região

58dbc904-1071-49a3-b45e-d4cd480477b5

Os municípios da Região dos Lagos e da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro apresentaram um expressivo aumento na oferta de vagas de emprego formal em agosto, segundo análise da Firjan por meio da plataforma Retratos Regionais. O número de contratações nesse período mais que dobrou em comparação a julho, passando de 467 para 1.011 novas vagas. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de Serviços e Comércio, que somaram 542 e 435 novas contratações, respectivamente.

Dentre as cidades da Região dos Lagos, Araruama foi a que mais se destacou com 194 postos de trabalhos gerados, seguidos de Cabo Frio (150), Búzios (136) e São Pedro da Aldeia (113). Mesmo as cidades com números menores, como Saquarema (+62), Arraial do Cabo (36), Iguaba Grande (4) e Silva Jardim (1), mantiveram um saldo positivo de geração de emprego.

Os dados foram obtidos a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que indicam uma tendência de crescimento na geração de empregos em todo o estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Firjan, a Região dos Lagos é responsável por 8,4% do PIB do estado e concentrando 16% da indústria fluminense, se apresentando como um potencial econômico significativo.

Desde janeiro, a região já contabiliza mais de 6 mil novos postos de trabalho, evidenciando a recuperação e o fortalecimento do mercado de trabalho local. A análise positiva se reflete em um cenário mais amplo, com o estado do Rio de Janeiro criando 18.600 novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto, o melhor desempenho desde março de 2024.

* Via Fonte Certa