Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosMais de 13 mil famílias da Região dos lagos podem receber parabólica...

Mais de 13 mil famílias da Região dos lagos podem receber parabólica digital gratuita

Troca da antena tradicional para digital é necessária para manter o acesso à TV

siga antenado_3

Quem ainda usa a parabólica tradicional precisa substituir o equipamento pela nova parabólica digital para evitar problemas na recepção da TV em breve. A boa notícia é que, em todo o estado do Rio de Janeiro, milhares de famílias ainda podem ter direito à substituição gratuita, incluindo mais de 13 mil famílias nos municípios da Região dos Lagos.

O serviço é oferecido pela Siga Antenado, uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e que apoia famílias de baixa renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para as novas parabólicas digitais, um passo crucial para garantir o acesso à televisão após a ativação da tecnologia 5G.

Para ter direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, é necessário ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma antena parabólica tradicional instalada e funcionando em casa. Na região, o agendamento para a troca foi iniciado em fevereiro de 2023, e até o momento cerca de 13 mil famílias já foram contempladas.

No entanto, Arraial do Cabo e Cabo Frio são os municípios da região com menor procura pelo agendamento: das mais de 2 mil famílias esperadas, menos de 500 já receberam o novo equipamento. Araruama, São Pedro da Aldeia e Saquarema também apresentam um percentual de instalação abaixo da expectativa da Siga Antenado.

Como Solicitar

Para verificar se tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a Siga Antenado pelo site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. É necessário ter em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identidade Social) ao agendar a troca. Após a confirmação dos critérios, será feito o agendamento para a visita do técnico à residência. Todo o processo, desde o agendamento até a instalação do equipamento, é totalmente gratuito.

* Informações retiradas do portal de notícias Extra