Sábado, Maio 10, 2025
InícioRegião dos LagosProjeto do Instituto EcoVida recupera áreas degradadas na Orla de Tamoios em...

Projeto do Instituto EcoVida recupera áreas degradadas na Orla de Tamoios em Cabo Frio

Um projeto de preservação ambiental está transformando a Orla de Tamoios, no Segundo Distrito de Cabo Frio. Desenvolvido pelo Instituto EcoVida em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa está recuperando áreas degradadas, criando espaços verdes e fomentando a preservação do ecossistema local.

A deslumbrante orla de Tamoios, situada no 2º distrito de Cabo Frio, enfrentou décadas de abandono e agora encara um grande desafio: a necessidade urgente de preservar suas zonas costeiras, notadamente as restingas. Estas áreas são consideradas essenciais para a sustentabilidade ecológica e socioeconômica da região.

Com o projeto do Instituto EcoVida, a vegetação costeira da orla está sendo revitalizada por equipes técnicas dedicadas. O objetivo principal é preservar a vegetação da orla de praia, uma área de profunda relevância ambiental e paisagística. Após um minucioso planejamento e estudo da área, o projeto está implementando o cercamento de toda a Orla de Tamoios, criando caminhos planejados para caminhadas e atividades ecológicas, além de manejar as espécies exóticas presentes no meio da restinga e a instalação de viveiros de mudas de restinga.

As restingas da Orla de Tamoios são verdadeiros tesouros da biodiversidade, abrigando espécies únicas e endêmicas. Elas desempenham um papel fundamental na estabilização do solo e na proteção contra a erosão costeira. Além de suas contribuições ecológicas, as restingas atraem turistas em busca de experiências de ecoturismo, impulsionando a economia local.

No âmbito da gestão sustentável, o projeto do Instituto EcoVida está aprimorando a gestão ambiental urbana, com um foco especial na qualidade do ambiente urbano. Através de ações de conscientização e sensibilização da comunidade, o objetivo é promover práticas sustentáveis, envolvendo tanto os residentes quanto os visitantes da região. Este esforço considera o valor turístico da área e seu impacto positivo na economia local.

No campo da educação ambiental, a proposta do Instituto EcoVida visa conscientizar a população local sobre a importância cultural, ambiental e turística da região costeira. Por meio de iniciativas educativas, o projeto incentiva a participação ativa da comunidade e dissemina conhecimentos essenciais para a preservação do meio ambiente.

Com uma grande faixa de areia dourada, mar azul com ondas fortes e algumas árvores que complementam o visual, a praia atrai tanto moradores locais quanto turistas. O projeto de preservação da Orla de Tamoios, com recursos de emenda parlamentar do  ex-deputado federal Paulo Ramos, desenvolvido pelo Instituto EcoVida, assegura que as riquezas naturais de Cabo Frio sejam preservadas, garantindo um presente e futuro sustentáveis para as próximas gerações.

Fale Conosco