O mundinho em que vivemos hoje é movido por pautas, certezas e desencontros catastróficos com a realidade. Cada vez mais vemos o ser apartado do humano e isso traz consequências graves. A onda crescente dos discursos de ódio da extrema direita pelo mundo tem conquistado mais e mais devotos e emerge como uma nova religião com todos os requintes de manipulação em massa que um culto religioso pode produzir.
Os argumentos ideológicos de duas frases influenciam multidões apressadas e sedentas por um precipício para chamar de seu de onde possam se atirar com a van ilusão de que não haverá consequências: liberdade.
Porém, liberdade sem consequências, em um contrato social, é uma dádiva concedida apenas a bebês recém nascidos. Seria esse o motivo da infantilização dos debates políticos? Seria essa a razão pela qual temos tantos adultos infantilizados? Seria essa a gênese de tanto desencontro ideológico e, talvez por isso os aparelhos ideológicos de controle social tenham tomado forma e estrutura de seita religiosa? Não sei. Aliás, cada dia sei menos e questiono mais. É o que me mantém dentro de um quadro aceitável do que chamamos de sanidade mental. Mas sim! Liberdade tem preço! Mas e você? Quanto paga pela sua?
Por Mardônio Gomes